domingo, 20 de março de 2022

China e Argélia: comunicado conjunto reafirma o estrito respeito pela legalidade internacional no Sahara Ocidental


O  ministro argelino dos Negócios Estrangeiros e o seu homólogo chinês.


Pequim (ECS) - 20-03-2022 - O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Argélia, Ramtane Lamamra, fez uma visita de trabalho e amizade à República Popular da China. O chefe da diplomacia argelina trocou pontos de vista com o seu homólogo chinês sobre as relações China-Argélia e questões regionais e internacionais de interesse comum.

Sobre a questão do Sahara Ocidental, as duas partes afirmaram o seu apoio aos esforços para alcançar uma solução justa e duradoura, no quadro do direito internacional, em particular as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os dois lados também sublinharam a necessidade de resolver o problema palestiniano de acordo com as resoluções de legitimidade internacional. Isto consagra o direito do povo palestiniano a estabelecer o seu Estado independente nas fronteiras de 1967, tendo Jerusalém Oriental como capital.

"A obtenção de segurança e estabilidade no Médio Oriente requer respeito mútuo e adesão a princípios baseados na justiça e equidade. E para encorajar a procura de soluções políticas e pacíficas para outras crises na região", lê o comunicado a que ECSAHARAUI teve acesso.

A China, por seu turno, elogiou o papel positivo da Argélia no apoio à estabilidade e desenvolvimento na região do Sahel-Sahara. Assim como a resolução pacífica de crises, especialmente na Líbia e no Mali, e os seus esforços no domínio da ativação da Zona Africana de Comércio Livre.

Pequim aplaudiu igualmente os esforços incansáveis da Argélia na execução do seu mandato como Coordenador da União Africana para a Prevenção do Terrorismo e do Extremismo Violento.



Sem comentários:

Enviar um comentário