sexta-feira, 25 de março de 2022

Concessões infinitas: A inclinação de Espanha para Marrocos

 


Artigo de Andrew Lebovich e Hugh Lovatt no “The European Council on Foreign Relations” -  A recente iniciativa de Espanha tem pouco a ver com a paz no Sahara Ocidental e tudo a ver com o seu desejo de restabelecer os laços com Marrocos. Mas, em última análise, a Espanha apenas se tornou mais vulnerável à pressão marroquina.

Em 19 de março, a Espanha deu um grande passo na direção de Marrocos, apoiando seu plano para resolver o conflito de longa data no Sahara Ocidental. Madrid claramente planeou essa mudança para agradar ao seu vizinho do Sul, depois de um ano em que seu relacionamento foi particularmente tenso. As comemorações em Rabat indicam que os marroquinos apreciaram o gesto. Mas, para a Espanha, isso pode ter apenas benefícios fugazes. A medida é estrategicamente míope, pois recompensa a campanha de pressão do Marrocos contra a Espanha – explorando sua vulnerabilidade à migração ilegal – e incentiva comportamentos semelhantes no futuro. No processo, a Espanha corre o risco de desencadear uma nova crise com a Argélia que pode minar os esforços europeus para enfrentar a Rússia na sua guerra na Ucrânia.

O movimento surpresa veio à tona quando o rei Mohamed VI revelou parte do conteúdo de uma carta particular do primeiro-ministro Pedro Sanchez. A carta apoia a posição de Rabat sobre o Sahara Ocidental, descrevendo a proposta de 2007 de Marrocos para a autonomia saharaui – que integraria o território em Marrocos – como a base “mais séria, realista e credível” para resolver o conflito. Isso segue uma posição semelhante de Berlim. Numa tentativa de consertar as suas relações com Rabat, o governo alemão descreveu o plano de Marrocos como uma “contribuição importante”. A Espanha é agora o mais forte defensor europeu do plano de autonomia de Marrocos – mesmo em comparação com a França, uma aliada próxima de Marrocos. Até agora, Paris absteve-se de usar superlativos ao apoiar a natureza “séria e credível” do plano.

No entanto, como a Europa trabalha para defender a ordem internacional baseada em regras contra a invasão da Rússia à Ucrânia, é particularmente perigoso para a Espanha apoiar as reivindicações marroquinas sobre o Sahara Ocidental - que anexou ilegalmente em 1976. Ao fazê-lo, Madrid expôs-se a acusações de duplicidade de critérios. 

Fundamentalmente, os cálculos de Madrid têm pouco a ver com o Sahara Ocidental. A decisão de Espanha é apenas o último movimento num esforço a longo prazo para normalizar a sua relação com Marrocos. Esta tem vindo a ser perturbada desde que Espanha permitiu o líder da Frente Polisario - o movimento de independência nacional saharaui – a receber tratamento para a covid-19 num hospital espanhol, em abril de 2021. Marrocos retaliou ao afrouxar os seus controlos fronteiriços, levando cerca de 10.000 migrantes a entrar em Ceuta, uma cidade espanhola contestada no norte de África. Esta decisão, que o ministro da defesa espanhol descreveu como "chantagem", enquadra-se num padrão em que Marrocos utiliza a migração para tentar forçar a Europa a aceitar a sua posição sobre o Sahara Ocidental.

O governo espanhol tem feito vários esforços para aplacar Rabat. Em julho de 2021, despediu a então Ministra dos Negócios Estrangeiros, Arancha Gonzalez Laya. Alguns meses mais tarde, o governo espanhol ofereceu-se para fornecer gás natural a Marrocos. (Isto seguiu-se à decisão da Argélia de terminar o seu contrato com Marrocos sobre o Gasoduto Magrebe-Europa - um movimento motivado por um aumento das tensões entre os dois países rivais). E, em janeiro de 2022, o rei espanhol exaltou a amizade do seu país com Marrocos. Contudo, nada disto teve o efeito pretendido sobre o governo marroquino, que deixou claro que este não aceitaria nada menos do que um aval espanhol da sua posição sobre o Sahara Ocidental.

Na tentativa de resolver uma crise na sua fronteira sul, Madrid pode ter criado outra. E pode ter complicado os esforços europeus para enfrentar a Rússia. A mudança repentina causou um verdadeiro choque e raiva na Argélia, um defensor constante da Frente Polisario. A Argélia retirou agora o seu embaixador em Espanha em protesto, mas não há garantias de que as consequências políticas fiquem por aí.

Dado o recente aumento dos preços globais da energia, as exportações de gás da Argélia proporcionam-lhe uma importante fonte de influência sobre a Europa. A Rússia, um dos parceiros mais próximos da Argélia, pode empurrar o país nesta direcção para limitar a capacidade da Europa de travar as suas importações de energia russa. E a Europa está dependente da Argélia noutras áreas importantes, incluindo a cooperação anti-terrorista no Sahel. A decisão de Madrid poderia perturbar seriamente essa cooperação.

A decisão do rei marroquino de revelar a posição espanhola sobre o Sahara Ocidental parece ter deixado os dirigentes em Madrid em polvorosa para recuperar do atraso. Eles aparentemente esperavam que a carta fosse mantida em privado, pelo menos até que Sanchez visitasse Rabat. Isto levou a uma considerável confusão quanto ao que fez exatamente o governo espanhol, criando uma forte impressão de que a Espanha simplesmente cedeu à pressão marroquina sobre o Sahara Ocidental para reparar a sua relação bilateral.


"Ao recusarem usar a sua influência sobre Marrocos, a Espanha e a UE reduzem o seu próprio poder de negociação e reforçam a perceção entre muitos líderes do Médio Oriente e do Norte de África de que os europeus são atores inconsequentes na região".


Para tentar limitar os danos, a Espanha enviou recentemente o seu novo ministro dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Albares, a uma reunião com o enviado da ONU para o processo de paz no Sahara Ocidental, Staffan De Mistura - na qual reafirmou o apoio espanhol a uma "solução mutuamente acordada no quadro das Nações Unidas". A Espanha negou que a sua decisão representa uma mudança política fundamental, mesmo quando a descreve como um "ponto de viragem histórico" que cria uma nova base para as relações bilaterais com Marrocos. Tais contradições apenas realçam a confusão estratégica de Madrid.

Ainda não está claro se Marrocos prometeu algo à Espanha em troca do seu gesto de apoio. Para além de um compromisso geral de colocar as relações bilaterais numa base nova e positiva, Madrid poderá ter obtido algumas garantias sobre a cooperação marroquina no controlo da migração e a normalização das relações com Ceuta e Melilla - duas cidades espanholas sobre as quais Marrocos reivindica a soberania. Estas questões estão há muito na lista de desejos da Espanha. Mas quaisquer concessões de Marrocos nestas áreas parecem ser limitadas e não vinculativas. Igualmente importante, a relação bilateral inclinou-se a favor de Rabat e minou as futuras posições negociais da Espanha.

Este episódio é mais um lembrete de como as preocupações da Europa sobre migração e terrorismo a deixam vulnerável à coerção por parte de Estados estrangeiros. Se, como é provável, o Tribunal de Justiça Europeu continuar a decidir contra a inclusão do Sahara Ocidental nas relações comerciais da União Europeia com Marrocos - outra das principais reivindicações de Rabat - a Espanha voltará a estar sob pressão marroquina. Em última análise, é pouco provável que Rabat mude as suas táticas até obter a plena aceitação espanhola (e europeia) da sua reivindicação de soberania para o Sahara Ocidental.

A decisão da Espanha é especialmente pouco oportuna, dado que Marrocos não participou na recente votação da Assembleia Geral da ONU para condenar a guerra da Rússia contra a Ucrânia. De facto, há indícios de que Rabat tem desde então reforçado os seus laços com Moscovo. O aparente alheamento de Marrocos entre a Europa e a Rússia é motivada pelos seus próprios interesses - incluindo a necessidade de salvaguardar as exportações de trigo à medida que os preços internos dos alimentos aumentam. A este respeito, não está a comportar-se de forma diferente de outros Estados do Médio Oriente, como Israel e os Emirados Árabes Unidos.

No entanto, a Europa faz cada vez mais concessões aos seus parceiros no Médio Oriente e Norte de África sem exercer sobre eles a sua considerável influência económica e financeira para alcançar os seus objetivos de política externa. A recusa de Marrocos em participar na votação da ONU gerou uma grande frustração entre os países europeus. Contudo, até agora, a sua resposta tem sido aumentar os incentivos de cooperação com Marrocos. A Espanha não está sozinha nisto. A 10 de março, pouco depois da votação, a Comissão Europeia prometeu mobilizar um investimento adicional de 8,4 mil milhões de euros em Marrocos e anunciou uma nova parceria com o país intitulada Link Up Africa. Tal como com as concessões de Espanha, nada disto produziu uma mudança favorável na política marroquina.

Naturalmente, a Espanha e a UE precisam de manter laços estreitos com Marrocos - como Albares explicou hoje ao parlamento espanhol. Mas isto não deve ser exclusivamente nos termos de Marrocos. Ao recusarem usar a sua influência sobre Marrocos, a Espanha e a UE reduzem o seu próprio poder de negociação e reforçam a perceção entre muitos líderes do Médio Oriente e do Norte de África de que os europeus são atores inconsequentes na região. A Europa tem um valor económico, financeiro, e político para os seus parceiros regionais que a Rússia e mesmo a China não podem facilmente replicar. Numa altura em que a UE só pode proteger os seus interesses regionais através da intensificação da concorrência com outras potências globais, não pode dar-se ao luxo de fazer concessões infindáveis por tão pouco em troca.

Autores: Andrew Lebovich (@tweetsintheME on Twitter) e Hugh Lovatt (@h_lovatt on Twitter)

The European Council on Foreign Relations

Sem comentários:

Enviar um comentário