sábado, 16 de julho de 2022

Municípios europeus solidários com o povo saharaui reafirmam o seu apoio ao direito à autodeterminação da última colónia de África

 

Florença (Itália) Julho 2022


Florença (Itália), 12 Jul 2022 (SPS) Os eleitos dos municípios europeus geminados com as «wilayas» saharauis dos campos de refugiados sublinharam em Florença (Itália), "a necessidade de unir os seus esforços para permitir ao povo saharaui alcançar a independência e usufruir plenamente dos seus direitos.

A edição de 2022 da Conferência Internacional das Cidades Solidárias com o Povo Saharaui registou, este ano, uma participação recorde de autarcas eleitos e associações amigas do povo saharaui.

O evento, que contou igualmente com a participação de uma grande delegação saharaui integrada pela Ministra da Cooperação, o representante da Frente Polisario na Europa e da União Europeia (UE), o wali da cidade de Bojador e o diretor central da iniciativa de geminação, respectivamente Fatma al-Mahdi, Oubi Bouchraya al-Bachir, Izza Bobbih e Abeh Salahi, bem como os representantes da Frente Polisario em Itália e Espanha, "tornou-se uma plataforma que defende a independência do povo saharaui e a recuperação dos seus direitos", acrescentou a mesma fonte.

"Hoje, mais do que nunca, devemos unir os nossos esforços para ajudar o povo saharaui a conquistar a sua independência e a libertar-se do jugo colonial", concordaram nas suas respectivas intervenções, os representantes eleitos das cidades europeias e várias personalidades internacionais, incluindo o antigo representante especial do SG da ONU para o Sahara Ocidental, Francesco Bastagli.

"A situação crítica que o povo saharaui vive actualmente, devido à teimosia do ocupante marroquino e à sua precipitação para a sua política repressiva, não deve continuar. É por isso que devemos todos agir em conjunto para ajudar este povo a recuperar a sua independência, para que possa usufruir plenamente dos seus direitos", acrescentaram os oradores.

Na sua intervenção, a Ministra saharaui da Cooperação, Sra. al-Mahdi, salientou que "um tal evento só poderia fazer avançar a causa saharaui.

 

"Este acontecimento é uma mensagem clara ao povo saharaui de que não está sozinho na sua luta contra o ocupante marroquino e que, ao seu lado, há muita justiça e pessoas amantes da paz que o apoiam e defendem a sua justa causa", acrescentou a ministra, sublinhando que a iniciativa de geminação entre as wilayas saharauis dos campos de refugiados e as cidades europeias "é louvável em muitos aspetos.

Por seu lado, Oubi Bouchraya al-Bachir salientou, no seu discurso, "a complexidade que o processo de resolução do conflito no Sahara Ocidental está actualmente a experimentar".

"O processo de paz da ONU está congelado. Este estado de coisas levou ao regresso da luta armada na região", afirmou Oubi Bouchraya, afirmando que "a Frente Polisario continua empenhada numa paz justa e duradoura, a fim de alcançar uma solução final para o conflito do Sahara Ocidental que garanta o direito do povo saharaui à autodeterminação e à independência.

 

Além disso, foi assinado um novo acordo de geminação no final desta conferência internacional entre a cidade saharaui de Lamseid e o município italiano de Borgo Val di Taro, na região de Emilia-Romagna.(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário