terça-feira, 2 de agosto de 2022

Marrocos: ‘Manual’ para mascarar o agravamento da repressão - O relatório da HRW


Vigilância, campanhas de difamação, intimidação, prisão após julgamento injusto


As autoridades marroquinas estão usando táticas indiretas e dissimuladas para silenciar ativistas e jornalistas críticos, disse a Human Rights Watch em relatório publicado no dia 28 de julho. As medidas visam preservar a imagem de Marrocos como um país “moderado” e respeitador dos direitos, enquanto se torna cada vez mais repressivo.

No relatório de 129 páginas, “De uma maneira ou de outra eles vão-te apanhar: cartilha do Marrocos para esmagar a dissidência” (“They’ll Get You No Matter What: Morocco’s Playbook to Crush Dissent”), a Human Rights Watch documenta uma série de táticas que, quando usadas juntas, formam um ecossistema de repressão, visando não apenas amordaçar vozes dissidentes, mas assustar todos os potenciais críticos. As táticas incluem julgamentos injustos e longas penas de prisão por acusações criminais sem fundamento, campanhas de assédio e difamação na media alinhada ao Estado e visando parentes de dissidentes. Os críticos do Estado também foram submetidos a vigilância por vídeo e digital e, em alguns casos, a intimidação física e agressão que a polícia não investigou adequadamente.

“As autoridades usam uma cartilha de táticas dissimuladas para reprimir os dissidentes enquanto se esforçam para manter intacta a imagem do Marrocos como um país que respeita os direitos”, disse Lama Fakih, diretor do Oriente Médio e Norte da África da Human Rights Watch. “A comunidade internacional deve abrir os olhos, ver a repressão como ela é e exigir que ela pare.”

A Human Rights Watch documentou 8 casos de repressão multifacetada, envolvendo 12 julgamentos e múltiplos alvos associados. Para isso, entrevistou 89 pessoas dentro e fora de Marrocos, incluindo pessoas submetidas a assédio policial ou judicial, seus familiares e amigos próximos, defensores de direitos humanos, ativistas sociais e políticos, advogados, jornalistas e testemunhas de julgamento. A Human Rights Watch também participou em 19 sessões de julgamento de vários dissidentes em Casablanca e Rabat, analisou centenas de páginas de arquivos de casos judiciais e outros documentos oficiais e monitorou de perto a media alinhada ao Estado ao longo de mais de dois anos.

Desde que o rei Mohamed VI ascendeu ao trono de Marrocos em 1999, a Human Rights Watch documentou dezenas de condenações de jornalistas e ativistas por acusações relacionadas a discursos, em violação de seu direito à liberdade de expressão. Tais atos continuam. Porém, as autoridades refinaram uma abordagem diferente para críticos proeminentes, processando-os por crimes não verbais, como lavagem de dinheiro, espionagem, estupro e agressão sexual e até tráfico de pessoas. (HRW website).


Relatório em Inglês, Francês e Árabe


Sem comentários:

Enviar um comentário