domingo, 5 de novembro de 2023

Novas explosões em menos de 12 horas atingem o dispositivo militar marroquino nas cercanias de Smara - a 3.ª maior cidade do Sahara Ocidental ocupado

 


Novas explosões foram registadas este meio-dia na cidade de Smara, no Sahara Ocidental, no que parece ser um ataque com mísseis lançados de uma zona desconhecida pelo exército saharaui, segundo testemunhas oculares, que afirmam ter provocado a destruição de uma base militar marroquina nas imediações de Al Gaiz, em Smara.

É o segundo ataque do género em menos de 12 horas. Na noite de sábado para domingo, foram igualmente registadas três explosões junto a uma base militar marroquina próxima do aeroporto militar na cidade do norte do Sahara Ocidental.

Segundo os relatos, as novas explosões ocorreram por volta das 16:03 horas do meio-dia de domingo e várias fontes referiram que o estrondo das explosões obrigou os habitantes a abandonar as suas casas.

Estes dois ataques hoje desencadeados, assim como o ocorrida na madrugada de 28 para 29 de outubro, revelam que o Exército de Libertação do Povo Saharaui está a utilizar um novo tipo de armamento capaz de atingir alvos muitos quilómetros atrás do muro de defesa marroquino com grande precisão, a fim de evitar danos colaterais, embora no primeiro dos ataques tenha morrido um colono saharaui e três outras pessoas tenham ficado feridas.

Segundo alguns analistas, a chegada deste novo arsenal promete desenvolvimentos interessantes no conflito do Sahara Ocidental, que o secretário-geral da ONU, António Guterres, qualificou de "baixa intensidade" durante os últimos anos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário