sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Governo de Pedro Sanchez recusa a autorização de residência à ativista saharaui Aminetu Haidar

 


  • O delegado do governo em Madrid, Francisco Martín, confirmou que a autorização de residência lhe foi recusada porque "não há outra opção".
  • "A recusa de residência é uma ação muito grave. A resolução está cheia de erros, incluindo a data do pedido. Mas não se trata de uma decisão administrativa, mas sim de uma medida política", sublinhou Haidar.

Contramutis.

O delegado do governo em Madrid, Francisco Martín, confirmou esta quinta-feira que foi recusada a autorização de residência à ativista saharaui Aminetu Haidar, que denunciou anteriormente que esta "medida política" foi adoptada após 16 anos de residência em Espanha, aludindo à "cumplicidade hispano-marroquina", relata o inFolibre.

A ativista dos direitos humanos esteve em greve de fome durante 32 dias no aeroporto de Lanzarote, entre novembro e dezembro de 2009, quando foi expulsa de El Aaiún e enviada para as Ilhas Canárias com a conivência do governo espanhol, presidido por José Luis Rodríguez Zapatero, e conseguiu regressar à sua terra natal, o Sahara Ocidental ocupado por Marrocos.

Questionado numa conferência de imprensa sobre este assunto, o delegado do governo em Madrid confirmou que lhe foi recusada a autorização de residência porque "não há outra opção", refere o infoLibre.

"O que a Delegação faz é cumprir os regulamentos, mas se as pessoas que se candidatam não cumprem, não há outra opção senão recusar o pedido", disse, acrescentando que se trata do mesmo procedimento que em qualquer outro caso.

Numa entrevista ao El Independiente, citada pelo inFolibre, Haidar referiu-se ao seu delicado estado de saúde e aos seus tratamentos médicos regulares em Espanha, avisando que "ninguém a silenciará a não ser a morte".

"A recusa de lhe conceder a residência é uma ação muito grave. A decisão está cheia de erros, incluindo a data do pedido. Mas não se trata de uma decisão administrativa, mas sim de uma medida política", sublinhou Haidar.

A galardoada com o Prémio Direitos Humanos da Fundação Robert F. Kennedy e do Right Livelihood Award, conhecido como Nobel Alternativo, recorda que em fevereiro de 2022 "conseguiu deixar os territórios ocupados com um grupo de saharauis em direção às Ilhas Canárias" e que, "como lhe foi pedido", transferiu a sua autorização de residência de Jaén para Madrid. "Não é verdade que tenha sido apresentada fora do prazo", sublinhou.

"Hoje sinto-me mais uma vez vítima da cumplicidade hispano-marroquina, a mesma cumplicidade que sofri em 2009 durante o tempo do primeiro-ministro Zapatero e do ministro Moratinos, que me deixaram entrar em Espanha contra a minha vontade e sem passaporte, violando todas as regras da lei, incluindo a lei espanhola", disse ele na entrevista ao El Independiente.

Aminetu Haidar critica a viragem "vergonhosa e inaceitável" do governo de Pedro Sánchez a favor de Marrocos em matéria de soberania do Sahara, e apela a Sumar, parceiro do governo, e à deputada do partido de origem saharaui, Tesh Sidi. Questiona também a atitude dos consulados espanhóis, que "nem sequer marcam hora para as formalidades de visto".

"Que o saibam os governos espanhol e marroquino, a única coisa que me pode calar é a morte; mesmo atrás das grades das prisões marroquinas não me calarei", afirmou, insistindo que é uma defensora da causa "justa" do povo saharaui.

 

Deputado da Esquerda Unida e a deputada saharaui Tesh Sidi, de Más Madrid, questionam o Governo de Sanchez

 


O deputado da Izquierda Unida Enrique Santiago e a deputada saharaui Tesh Sidi, de Más Madrid, perguntam ao Executivo por que razão aplicou um critério diferente do seguido até agora com esta reconhecida ativista da libertação do Sahara Ocidental.

A decisão do governo de suspender a autorização de residência do ativista saharaui Aminetu Haidar suscitou a indignação de Sumar, parceiro do PSOE no governo e firme defensor da causa da libertação do Sahara Ocidental ocupado por Marrocos.


O deputado da Izquierda Unida, Enrique Santiago, membro do partido liderado por Yolanda Díaz, e a deputada saharauí Tesh Sidi, do partido Más Madrid, apresentaram várias perguntas escritas ao governo, nas quais questionam por que razão o governo não renovou a autorização de residência por razões humanitárias de que Haidar beneficia há 16 anos.

O governo apenas alegou que a conhecida ativista não cumpre os requisitos para a renovação da sua autorização, enquanto o advogado de Haidar denuncia que se trata de uma "decisão política". (...)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário