segunda-feira, 5 de agosto de 2024

A Guerra no Sahara Ocidental de 15 de Julho a 04 de Agosto

 


O Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) prossegue a guerra de desgaste e usura contra o dispositivo militar marroquino de ocupação no Sahara Ocidental. As regiões de Mahbes e Farsia no extremo norte e nordeste do território do Sahara Ocidental foram particularmente visadas pelo ELPS neste período, em que as condições extremas de calor se fazem sentir e que atingem com grande severidade o dispositivo táctico e estático das forças ocupantes marroquinas

Nos dias 18, 19 e 22 de Julho unidades do ELPS atacaram e flagelaram várias bases e unidades das forças marroquinas entrincheiradas na região de Mahbes, a região ocupada mais próxima da fronteira argelina e dos campos de refugiados saharauis. .

No dia 25 de Julho, destacamentos do ELPS atacaram várias posições das forças de ocupação marroquinas entrincheiradas no sector de Farsía, mais no interior do Sahara Ocidental.

Segundo um comunicado do Departamento de Organização Política do ELPS, unidades das forças de libertação desencaderam na noite de 24 de julho, um bombardeio concentrado contra uma base inimiga situada na região de Alfeiyin, no sector de Farsía.

O comunicado de guerra acrescenta que, “pelo terceiro dia consecutivo, os nossos heróicos combatentes voltaram a bombardear, na manhã do dia 25 de julho, uma base inimiga marroquina localizada na região de Gararat Achadida, no mesmo sector”.

Também na noite de quinta-feira 25 de Julho, unidades do ELPS lançaram um intenso e contínuo ataque contra a sede do 65º Batalhão inimigo na zona de Laagad, no sector de Mahbes, causando baixas mortais nas fileiras do exército invasor marroquino. Enquanto isso outas unidades do ELPS bombardeavam a 19ª base militar marroquina situada na zona de Beirat Tanuchad no sector de Mahbes. E na madrugada de sexta-feira, 26 de Julho, eram as bases ininimagas na cidade de Mahbes a serem alvejadas pelo fogo saharaui.




O Ministério da Defesa Nacional da RASD informou, na ocasião, que o exército saharaui executou várioa ataques a posições de rectaguarda do 40. º Batalhão das Forças Armadas Reais marroquinas de ocupação na zona de Cheidmiya no sector de Mahbes. Os combates contra posição inimigas na região de Mahbes prosseguiram noos dois dias seguintes

A 3 de Agosto, a Direcção Central do Comissariado Político do EPLS revelou que unidades do ELPS haviam atacado uma base inimiga na zona de Guerat Uld Blal, também no sector de Mahbes causando baixas nas fileiras das forças de ocupação.

Ontem, 04 - Agosto, a mesma fonte revelava que unidades do Exército de Libertação do Povo Saharaui tinham realizado um ataque a forças marroquinas na zona de Grair Chdeida, no sector de Farsia, que causou várias baixas nas fileiras do ocupante.

Sem comentários:

Enviar um comentário