Maghreb Online 20-11-2024 - Marrocos considera que os recentes acontecimentos poderiam levar a Argélia a fornecer drones à Frente Polisario como punição pelos ataques de Marrocos e dos seus aliados franceses e americanos.
Segundo um comunicado do ministério argelino dos Negócios Estrangeiros, o chefe da diplomacia, Abdelmadjid Tebboune, recebeu no domingo uma chamada telefónica do seu homólogo americano Anthony Blinken.
De acordo com o comunicado de imprensa, Ahmed Attaf e Blinken aproveitaram a ocasião para exprimir a sua satisfação pelo que foi alcançado em termos de reforço das relações económicas entre os dois países e de intensificação do diálogo estratégico entre eles.
Segundo a mesma fonte, os dois homens exprimiram também “o seu desejo de ver esta dinâmica mantida e desenvolvida no futuro”.
Na mesma ocasião, as duas partes trocaram igualmente pontos de vista sobre vários assuntos da ordem do dia do Conselho de Segurança, nomeadamente a evolução da situação em Gaza, a questão do Sahara Ocidental e o projeto de criação de uma operação de manutenção da paz da ONU no Haiti.
No entanto, segundo fontes bem informadas sobre os factos na Argélia, a verdadeira razão do apelo do secretário de Estado dos EUA foi o desejo de aliviar as tensões na sequência das últimas declarações de Nasser Bourita [MNE de Marrocos] , que acusa a Argélia de querer atacar Marrocos.
Para os marroquinos, os últimos acontecimentos poderiam levar a Argélia a fornecer drones à Frente Polisario como punição pelos ataques de Marrocos e dos seus aliados franceses e americanos.
Argel parece querer compensar o tempo perdido durante os mandatos presidenciais de Bouteflika, quando a Argélia estava demasiado ocupada a retificar a situação interna.
Sem comentários:
Enviar um comentário