A Associação José Afonso (AJA) organiza amanhã, sábado, dia 23 de Novembro de 2024, pelas 17 horas, um concerto no Fórum Roma, em Lisboa.
A AJA tem organizado, nos últimos anos, por ocasião do aniversário do famoso cantor, autor e poeta, tributos/homenagens, através de concertos no Fórum Roma em Lisboa, a personalidades que, de formas diversas, privaram com José Afonso e contribuíram ou continuam a contribuir, para a divulgação da sua vida e obra.
Assim, tiveram lugar concertos de homenagem a Alípio de Freitas, Manuel Freire, Francisco Fanhais, Rui Pato, José Mário Branco. De igual modo também foram realizados concertos, realçando temáticas específicas marcantes na sua obra.
O concerto de amanhã ano visa destacar e celebrar a grande importância da solidariedade internacionalista na vida de José Afonso.
Em 1976, José Afonso integrou a lista de nomes de cidadãos portugueses que, encabeçada pelo Dr. Fernando Piteira Santos, deram origem ao Comité Português de Apoio à Frente Polisario, a primeira organização de solidariedade com o Povo Saharaui constituída em território nacional. Dois anos mais tarde, não se esqueceria de o refirmar na canção “Um Homem Novo Veio da Mata”, do álbum «Enquanto Há Força», ao apontar “Olha o Caminho da Polisario...» para no refrão gritar bem alto: “ Colonialismo Não passará, Imperialismo Não passará!”. A ida ao acampamentos de refugiados saharauis em Tindouf, no extremo noroeste da Argélia, chegou a quer equacionada e ele bem a desejava. Mas, infelizmente, a doença de que viria a falecer já progredia desenfreada, impedindo esse desejo de se concretizar.
©Maurício Abreu |
Sem comentários:
Enviar um comentário