sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Saharawi Solidarity Summit - 5 a 7 de janeiro nos acampamentos de refugiados saharauis

 


De 5 a 7 de janeiro de 2025 terá lugar nos acampamentos de refugiados do Sahara Ocidental, na região de Tindouf (Argélia), uma conferência que reunirá cerca de 100 ativistas, investigadores, jornalistas e políticos de cerca de 25 países, como o Japão, RDC, Sudão do Sul, Austrália, Suécia, EUA, Zimbabué, França, Colômbia e muitos outros.

O programa oferecerá aos participantes a oportunidade de conhecer em profundidade o caso do Sahara Ocidental a partir de perspectivas como as alterações climáticas, os direitos humanos e a resistência não violenta, através de painéis e workshops interativos. Os participantes ficarão alojados em casa de famílias saharauis e farão visitas a locais importantes dos acampamentos. A conferência também oferece oportunidades para os participantes se encontrarem e formarem novas colaborações entre continentes e movimentos.

Oradores

Greta Thunberg

Ativista sueca do clima conhecida por ter iniciado a greve escolar global pelo clima, protestando em frente ao parlamento sueco em 2018. Depois de ter discursado na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas de 2018, realizaram-se protestos semanais de greve climática às sextas-feiras em todo o mundo. Em 2019, houve protestos que envolveram mais de um milhão de estudantes. Para evitar voos com grande intensidade de carbono, Greta fez a viagem por barco de Inglaterra para Nova Iorque, onde discursou na Cimeira de Ação Climática da ONU de 2019. Desde então, participou em muitas acções de justiça climática em todo o mundo e manifestou-se contra o genocídio em Gaza. Foi nomeada pela revista norte-americana Time como uma das 100 pessoas mais influentes no mundo.

 

Sidi Omar

Representante da Frente Polisario na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque e Coordenador junto da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO). Desde 2019, é membro do Secretariado Nacional, o mais alto órgão de decisão da Polisario. Desempenhou cargos e missões diplomáticas em África, na Ásia e na Europa. É doutorado em Estudos da Paz e dos Conflitos pela Universitat Jaume I em Castellón, Espanha. Foi professor convidado em várias universidades em África, na Ásia, na Europa e nas Américas e publicou dois livros e vários artigos em revistas internacionais em inglês e espanhol.

 

Yaguta El-Mokhtar Moulay

Ativista saharaui filiada na UJSARIO (União da Juventude de Saguia el-Hamra e Rio de Oro). É também uma ativista do clima que defende a representação do povo saharaui nas cimeiras sobre o clima e trabalha na sensibilização do seu povo em relação aos efeitos da crise climática. Em dezembro passado, tentou participar na Cimeira do Clima no Dubai (COP28), mas foi detida em Paris durante várias horas por ser saharaui e acabou por não obter autorização para viajar.

 

Akihisa Matsuno

É secretário-geral dos Amigos do Sahara Ocidental do Japão. Durante as décadas de 1980 e 1990, foi coordenador nacional do movimento japonês de solidariedade com Timor Leste (Timor-Leste). Como professor universitário (atualmente reformado), ensinou relações internacionais e estudos de conflitos, e escreveu sobre violência política, autodeterminação, construção da paz e justiça transicional, com especial incidência na Indonésia, Timor Leste, Papua Ocidental, Palestina e Sahara Ocidental. Foi também membro da equipa eleitoral para o referendo em Timor Leste em 1999 e consultor internacional da comissão de reconciliação e verdade pós-conflito de Timor Leste.

 

Diana Marcela Agudelo Ortiz

Psicóloga e professora investigadora na Universidade Externado da Colômbia. Co-Secretária Geral do Conselho Latino-Americano de Pesquisa para a Paz - CLAIP. Membro da Direção da International Peace Research Association - IPRA para a América Latina. O seu trabalho atual centra-se na relação entre os processos de subjetividade e a construção da paz; a saúde intercultural na América Latina, a governação e a autonomia das comunidades étnicas; a saúde mental e a subjetividade política. Tem trabalhado sobre a relação entre conflitos armados e saúde mental, ancorada na psicologia cultural e inspirada em princípios de pluralismo epistemológico e numa perspetiva de co-libertação.

 

Stellan Vinthagen

O Dr. Stellan Vinthagen é Professor de Sociologia e titular da Cátedra Inaugural para o Estudo da Ação Direta Não Violenta e da Resistência Civil na Universidade de Massachusetts, Amherst, onde dirige a Iniciativa de Estudos da Resistência. É editor do Journal of Resistance Studies e co-líder do Grupo de Estudos da Resistência da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Desde 1980 que é educador, organizador e ativista, participando em numerosas acções de desobediência civil não violenta, pelas quais cumpriu um total de mais de um ano de prisão. Um dos seus livros é A Theory of Nonviolent Action - How Civil Resistance Works (2015).

 

Najla Mohamed Lamin Salma

Ativista saharaui dos direitos humanos e do clima, nascida e criada nos campos de refugiados saharauis e incluída na lista das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo em 2023 da BBC. É a fundadora e diretora do Centro Almasar, que educa mulheres e crianças que vivem nos campos de refugiados saharauis sobre as alterações climáticas.

 

Mahfud Mohamed Lamin Bechri

Saharaui e ativista dos direitos humanos e do clima nos campos de refugiados saharauis. É cofundador e membro da equipa de coordenação da plataforma “O Sahara Ocidental não está à venda”, lançada em 2021 pela sociedade civil saharaui para fazer campanha contra as empresas multinacionais envolvidas na pilhagem dos recursos naturais saharauis e pelo respeito do direito internacional. Mahfud fez parte da primeira delegação saharaui que teve acesso à zona azul da conferência da ONU sobre as alterações climáticas COP na sua 27.ª edição em Sharm Sheick, no Egito. Desde então, tem estado também trabalhado na sensibilização dos saharauis para a importância de se envolverem em espaços de justiça climática e de lutarem contra a exclusão dos espaços internacionais de debate sobre as alterações climáticas. Mahfud trabalha como representante no Sahara Ocidental do instituto espanhol de ação não-violenta NOVACT.

Sem comentários:

Enviar um comentário