quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Marrocos arranca a Pedro Sánchez um novo apoio à autonomia do Sahara “sob soberania marroquina”

 


O jornalista Francisco Carrión, faz-nos nas páginas do El Independiente um balanço da cimeira Espanha-Marrocos, que teve lugar hoje, no Palácio de La Moncloa, em Madrid. 


Francisco Carrión – El Independiente | @fcarrionmolina

Caso haja dúvidas. A declaração conjunta da Reunião de Alto Nível Espanha-Marrocos [realizada hoje no Palácio de La Moncloa] inclui uma reafirmação clara da viragem histórica no conflito do Sahara, que Sumar [o parceiro do PSOE no Governo] e os restantes partidos políticos espanhóis censuram.

«O presidente do Governo reiterou a posição da Espanha sobre a questão do Sahara Ocidental, expressa na Declaração Conjunta de 7 de abril de 2022. Nesse sentido, a Espanha acolhe com satisfação a adoção da resolução 2797 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de 31 de outubro de 2025, apoiando «plenamente o trabalho do Secretário-Geral e do seu Enviado Pessoal para facilitar e celebrar negociações com base na proposta de autonomia de Marrocos, com vista a alcançar uma solução justa, duradoura e aceitável para todas as partes, em conformidade com a Carta das Nações Unidas, e acolhe com agrado qualquer sugestão construtiva das partes em resposta à proposta de autonomia», que sublinha que «uma verdadeira autonomia sob a soberania marroquina poderia ser a solução mais viável» para uma solução mutuamente aceitável», refere a declaração.

Todo o artigo AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário