quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Jornalista Ana Romero, enviada do El Mundo a El Aiún, expulsa por Marrocos


A enviada especial do EL MUNDO a El Aiún, Ana Romero, foi expulsa hoje à tarde do Sahara Ocidental. Ana Romero deslocou-se a El Aiún depois do Governo marroquino ter aceite, na sequência de insistências do Governo espanhol, a entrada no território de apenas dois jornalistas espanhóis — do El Mundo e do El Pais —, dias após o desmantelamento do acampamento de protesto de Gdeim Izik.

As autoridades marroquinas alegam que a sua permanência na zona representa uma "ameaça grave para a ordem pública" e que a expulsam para "salvaguardar" a sua segurança, segundo um documento que foi apresentado à jornalista.

Segundo relata hoje o El Mundo, “A autorização de entrada e a autorização para levar a cabo o trabalho informativo não tinha em princípio restrições. No entanto, quatro dias apenas depois, foi comunicado aos dois jornalistas que o seu tempo de trabalho na capital saharaui tinha terminado. Desde então, a enviada especial do El Mundo foi instada continuamente a abandonar o território.

Antes de ter sido consumada a expulsão, a jornalista tinha relatado aos microfones da cadeia COPE a gravidade da situação em que se encontrava: "Temo pela minha integridade física. Marrocos quer ver-se livre de mim, mas não quer firmar uma ordem de expulsão", afirmou Ana Romero ao telefone ainda de El Aiun.

Sem comentários:

Enviar um comentário