domingo, 26 de dezembro de 2010

Polícia secreta marroquina prende activista saharaui dos Direitos Humanos em El Aiún


A polícia secreta marroquina deteve ontem, Sábado, a activista saharaui dos Direitos Humanos Izana Ameidan, de 30 anos de idade, em El Aiún, capital ocupada do Sahara Ocidental.

Segundo testemunhas presenciais, Izana Ameidan foi detida por volta das 18:00 horas pela polícia secreta marroquina quando, com um grupo de mulheres saharauis, pretendia a visitar a família do jovem saharaui Said Sidahmed Abdelwahab, assassinado na passada Quinta-Feira por disparos de um polícia marroquino.
Uma patrulha policial obrigou Izana Ameidan a subir para um veículo sem que lhe tenha sido comunicado sob que acusação se produzia a detenção, pelo que continuam desconhecidas as causas da sua prisão.

Conhecida e destacada activista saharaui, defensora do direito à autodeterminação do povo saharaui, Izana Ameidan já foi presa e torturada em 7 ocasiões anteriores, tendo sofrido ameaças de violação e maus tratos por parte da polícia marroquina, sendo libertada em todas essas ocasiões sem que tenha sido formulado contra ela qualquer acusação ou tenha sido apresentada perante o Ministério Público.

Fonte: SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário