quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

BE critica visita inoportuna de MNE marroquino a Lisboa

O Bloco de Esquerda criticou hoje a visita “especialmente inoportuna” do ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos a Lisboa e o “inaceitável silêncio” do Governo português sobre as “sistemáticas violações dos direitos humanos do povo saraui” por parte do reino marroquino.


Taïb Fassi-Fihri tem previsto um encontro com o chefe da diplomacia portuguesa, quarta-feira, no Palácio das Necessidades, em Lisboa.

A visita é “especialmente inoportuna” face ao “clima de tensão, violência e recomposição política que se vive no norte de África”, uma situação que se estende também a Marrocos. “Como demonstraram as grandes manifestações ocorridas este fim-de-semana em, pelo menos, 12 cidades do país, reclamando uma constituição democrática e o fim da monarquia absoluta de Mohamed VI”, lê-se num comunicado dos bloquistas.

No texto, o BE lembra que no último fim-de-semana, o governo marroquino “aumentou de forma muito significativa a presença militar em El Aiún, a capital do Saara Ocidental ocupado” e que foi nos arredores desta cidade que, em Novembro de 2010, “o exército marroquino desmantelou brutalmente o Acampamento da Dignidade de Gdeim Izik, originando a morte de, pelo menos, 11 pessoas e centenas de feridos e de desaparecidos”.

Para os bloquistas, “é inadmissível o silêncio do Governo português” sobre as “sistemáticas violações dos direitos humanos do povo saraui” por Marrocos, nomeadamente quanto ao seu “direito à autodeterminação, objecto de mais de 100 resoluções da ONU nunca cumpridas”, além das violações às “liberdades de expressão e de associação”, e da “sistemática discriminação socioeconómica”.

Sem comentários:

Enviar um comentário