sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Frente Polisario regista com satisfação resultados da reunião de Genebra sobre medidas de confiança

M'hamed Khadad


A Frente Polisario manifestou a sua satisfação com o resultado da reunião de Genebra sobre medidas de confiança, que se realizou quarta e quinta-feira sob a supervisão do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, Antonio Guterres, na presença das partes envolvidas no conflito — Frente Polisario e Marrocos —, e como países observadores, a Argélia e a Mauritânia.

M'hamed Khadad, dirigente saharaui responsável pelo Referendo no Sahara Ocidental e elemento de ligação com a MINURSO, disse que "o encontro entre a Frente Polisario e Marrocos, em Genebra, sobre os procedimentos de medidas de confiança, foi positivo. Ajudou a colocar as coisas nos trilhos, onde a ênfase foi colocada sobre os princípios que enquadram todo o processo” - afirmou.

O dirigente saharaui realçou o acordo entre as partes sobre o papel da Organização das Nações Unidas para os Refugiados: "o ACNUR é a única entidade responsável pelo programa especial sobre as medidas de fortalecimento da confiança, a única que pode decidir quais os beneficiários e que tem o direito de livre acesso livre às famílias saharauis na região."

"Marrocos não pode impedir que o pessoal do ACNUR se reúna livremente com as famílias envolvidas no interior do território. Há novas medidas acordadas, para além das visitas por avião, que Marrocos tem impedido ou dificultado, como a realização de reuniões, utilização do telefone e troca de cartas e encomendas, em relação às quais o ACNUR irá apresentar propostas concretas para a sua aplicação ", acrescentou M'hamed Khadad.

Khadad também salientou os preparativos para o início das visitas da família por via terrestre, no futuro, dizendo: "Também se espera que as visitas por terra tenham início, os preparativos para o processo estão em marcha; bem como a realização de duas reuniões durante o ano para a avaliação com a presença das partes — Frente Polisario e Marrocos —, e a dos dois países observadores, Argélia e Mauritânia ".

Sr. Khadad observou,ainda, que a comunidade internacional e as Nações Unidas estão a pressionar para o sucesso do processo: "a presença do Enviado Pessoal e Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, embaixador Christopher Ross e o Sr. Hani Abdelaziz, é uma evidência da importância atribuída às medidas de confiança no Sahara Ocidental".
SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário