sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Manifestações em El Aiun


Prosseguem as manifestações de cidadãos saharauis em El Aiun ocupada. Um dos colectivos mais activos é o das mães e familiares dos presos políticos saharauis, encarcerados na sua maioria após o brutal desmantelamento do acampamento da “Dignidade” de Gdeim Izik e os acontecimentos posteriores que ocorrem na capital do Sahara Ocidental ocupado em Novembro passado.Também os jovens estão na primeira linha da contestação.


No dia 9 de Fevereiro, 4.ª Feira, as mães dos presos políticos promoveram uma “sentada” diante do tribunal de apelação de El Aiun ocupado, reclamando quanto à situação dos seus filhos no presídio “Cárcel Negra” e exigindo a sua libertação imediata.
As mães dos presos políticos saharauis pedem à comunidade internacional a rápida intervenção sobre a situação dos Direitos humanos nos territórios ocupados do Sahara Ocidental e a autodeterminação do povo saharaui.


Ontem, 5.ª Feira, realizou-se uma manifestação de jovens saharauis frente às instalações camarárias do bairro El Palco empunhando consignas contra o regime e exigindo o direito a beneficiarem das riquezas e recursos da sua terra.

A concentração foi dispersa por vários corpos de segurança e policias marroquinos que arremeteram de forma brutal contra os jovens manifestantes perseguindo-os nas ruas do bairro de El Palco, sem que se tenham registado detenções até ao momento.

Fonte: CODAPSO

Sem comentários:

Enviar um comentário