quinta-feira, 24 de março de 2011

F. Polisario pede à petrolífera Kosmos Energy para "acabar" com todas as suas actividades de exploração no Sahara Ocidental

O bloco de Bojador

A Frente Polisario, solicitou terça-feira, à empresa Kosmos Energy Ltd a "pôr fim" a todas as suas actividades de exploração no Sahara Ocidental, em carta subscrita pelo coordenador saharaui junto da MINURSO, Mhamed Jadad, e dirigida ao presidente da empresa, John R. Kemp.
"O povo saharaui reclama à Kosmos Energy a parar todas as suas actividades de exploração no mar da plataforma continental do Sahara Ocidental, nomeadamente no bloco de Bojador", afirma Jadad, que solicita à empresa "os dados da exploração obtidos até ao momento".


Mhamed Jadad afirmou que o povo saharaui tem direito sobre os seus recursos naturais. Nesse sentido recordou que o território do Sahara Ocidental está inscrito no processo de descolonização como a última colónia de África.

Mhamed Jadad refere que as actividades da Kosmos Energy na exploração de petróleo no bloco de Bojador "afecta a zona marítima definida pela lei do Estado saharaui sobre a zona económica no artigo 8 (3) N º 03/2009 de 21 de Janeiro de 2009".

Sublinha que Marrocos ocupa ilegalmente o Sahara Ocidental, não tem legitimidade sobre as águas do território e viola a Convenção da ONU sobre o Mar de 1982.

O dirigente saharaui afirma que "Marrocos está a procurar implicar algumas empresas e indivíduos na exploração dos recursos naturais do Sahara Ocidental, num intento para legalizar a sua ocupação ilegal". "Este tipo de actividades prolonga o sofrimento do povo saharaui, privado de desfrutar os seus recursos naturais", acrescentou.

Mhamed Jadad advertiu que o povo saharaui "não beneficia nem da exploração nem da existência dos recursos naturais do seu território".

A Kosmos Energy subscreveu a 3 de de Maio de 2006 um acordo com o governo de Marrocos, adquirindo direitos de operação nos blocos offshore 1-23 de Bojador. Em Maio de 2007, a companhia anunciou um plano para sua concessão de Bojador em que afirmava que, em 2009, iria instalar o primeiro poço de exploração na história das águas do Sahara Ocidental.

A cartografia geológica e sísmica dos blocos de Bojador havia revelado as melhores oportunidades de encontrar grandes reservas de petróleo nas águas do Sahara Ocidental. Os dados mostraram "rochas de fonte potencial" Jurássica e Cretácea que evidenciavam ser um indicativo da presença de petróleo noutros locais, e um número maior de áreas de captação potencial e "e zonas de depósito estrutural" com grande potencial para sediar grandes reservas de petróleo.
A Kosmos Energy, na sua procura de investidores, apresentou a operação como uma “oportunidade para a empresa ", afirmando que o bloco de Bojador detém um " alto risco ", mas também, um potencial "de lucros muito elevados…

Recorde-se que nos últimos anos, várias companhias da indústria petrolífera internacional puseram termo à sua participação no Sahara Ocidental na sequência da enorme pressão do movimento de solidariedade para com o povo saharaui e a própria Frente Polisario.
A Kosmos Energy tem como parceiro no bloco de Bojador a marroquina Office National des Hydrocarbures et des Mines (ONHYM), com uma participação de 25% de participação efectuada através da exploração.

Segundo a companhia norte-americana, “o bloco Bojador Offshore está localizado na Bacia de Aaiun, uma das províncias fronteira de exploração offshore da África Ocidental. A bacia inclui uma margem inexplorada Jurassica-recente, com um delta cretáceo inferior semelhante em tamanho à do Delta do Níger. Poços mais antigos têm demonstrado potencial rocha fonte significativa e a presença de reservatórios de grandes reservas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário