quinta-feira, 1 de novembro de 2012

El Aaiun e a chegada de Christopher Ross à capital saharaui ocupada






Enviado Pessoal da ONU visita os subúrbios de El Aaiun

Mal chegou ontem a El Aaiún, 31 de Outubro, Ross efetuou uma surpreendente visita aos bairros da cidade, juntamente com a sua comitiva das Nações Unidas que se deslocaram numa caravana de veículos da Missão das Nações Unidas, ante um dispositivo militar, policial e de  forças marroquinas auxiliares sem precedentes na cidade.
Repórteres da Rede de Informação Maizirat constataram uma surpreendente retirada das unidades militares e forças auxiliares marroquinas das ruas dos bairros da cidade durante a presença de Ross nesses aglomerados urbanos.

Retirada de unidades militares esta madrugada de El Aaiun

Hoje, quinta-feira, 1 de novembro, fontes Maizirat voltaram a observar que após a visita do Enviado Pessoal de Ban Ki Moon deu-se uma enorme retirada de efetivos que, durante os últimos dias, tinham entrado na cidade e a abandonaram esta noite durante as 04, 05 e 06 horas da madrugada. Diz-se que, possivelmente, estes dispositivos militares e forças auxiliares poderão voltar inesperadamente às ruas e bairros da cidade esta tarde, quando estão convocadas uma série de manifestações da população saharaui no bairro de Maatala, conhecido como o Swetto.

Administração marroquina prepara os colonos em El Aaiun

Marrocos tenta mobilizar os colonos marroquinos em El Aaiun para criar confusão e perturbar a missão de Ross e as manifestações saharauis que se vão realizar esta tarde no bairro de Maatala.
Segundo os repórteres de Maizirat, nos mercados foram adquiridas centenas de vestes tradicionais  saharauis de homens e mulheres — darrás e melhfas —, para o uso fraudulento que a administração prepara: ante o despoletar das manifestações, a intervenção dos colonos marroquinos para confundir o Enviado da ONU e criar a confusão frente aos manifestantes saharauis.

*Fotos do enorme aparato militar na cidade de El Aaiun
Imagens das distintas unidades  militares, de polícias  exército, forças auxiliares e serviços de emergência.

Fonte: Rede de Informação Maizirat/Poemario por un Sahara Libre

Sem comentários:

Enviar um comentário