sábado, 24 de novembro de 2012

O Governo marroquino revela pela primeira vez as contas do Palácio




Com a chegada dos islamitas ao Governo há um pouco mais de transparência em Marrocos.
Surgiram mais dados do que nunca sobre o dinheiro que recebe o monarca e o destino que lhe dará no orçamento futuro, mas só um restrito órgãos de comunicação social se atreveu a comentar esses dados.

A comparação com Espanha deixou "perplexo" Ali Anouzla, diretor do órgão de comunicação online Lakome, tanto mais que o PIB espanhol multiplica por 13 o de Marrocos.

As comparações requerem, no entanto, alguma análise. O orçamento da Casa do Rei de Espanha não inclui a segurança nem boa parte dos gastos de pessoal que são suportados por outros ministérios, como o do Interior e Defesa. Em Marrocos, por seu lado, a Casa Real não tem a seu cargo a manutenção das duas dezenas de palácios reais disseminados pelo país que são custeados pelos governos civis.

Outras comparações, desta vez internas, têm muito mais sentido. O orçamento do palácio real marroquino multiplica por 3,7 o do ministério da Solidariedade e Desenvolvimento Social e por 4,5 o da Cultura.

(…)

Palácio Real de Casablanca
Palácio Real de Fes
Palácio Real de Rabat...
3 da trintena de palácios que Mohamed VI possui por todo o Marrocos.

O titular islamita da pasta de Assuntos Gerais, Najib Boulif, foi encarregado, terça-feira, de apresentar a alocação real ante a comissão de orçamento. Fê-lo em dois minutos e só um deputado, do mesmo partido do ministro, Abdelaziz Aftati, se atreveu a tomar a palavra para pedir que um representante do palácio se apresentasse ante o Parlamento para dar mais detalhes. Em vão.

À margem dos seus emolumentos, Mohamed VI possui uma fortuna de 2.500 milhões de dólares (1.944 milhões de euros), segundo a revista norte-americana Forbes.

Ignacio Cembrero El Pais 23-11-2012 

Os “n” Palácios de Sua Majestade


Comentando o artigo publicado no El Pais, o jornal marroquino “Demain online” afirmava:

Mas,o rei de Espanha possui apenas dois palácios. O minúsculo Palácio da Zarzuela (se o compararmos aos imensos palácios onde vivia o ditador Franco), onde se aloja também o seu filho e sucessor Felipe de Borbon e a sua família, além do Palácio de Marivent, utilizado para as férias de Verão em Maiorca, nas Ilhas Baleares. É tudo.
Nada a ver com a trintena de palácios de «Sidna» que estão a maioria do tempo vazios e que são mantidos pelo orçamento do Estado. Sem falar dos enormes gastos decorrentes do transporte, alimentação e alojamento da imensa corte que o segue a todo o momento e por toda a parte.



Mohamed VI não só possui... como dá Palácios.
O ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy terá recebido
 o regalo "Le Palais Antarès", no Palmeiral de Marraquexe,
no valor de 5 milhões de euros de Sua Majestade. A informação nunca foi desmentida.

O El Pais não explica também aos seus leitores que o rei de Marrocos possui vários palácios no estrangeiro, entre os quais o mais belo e o mais caro palácio parisiense, o Palais de Broglie, que o rei confisca regularmente os aviões da companhia aérea nacional, a Royal Air Maroc, quando se desloca ao estrangeiro e que todos os serviços de segurança são postos à sua disposição quando ele se desloca a qualquer província deste infeliz reino… 


Sem comentários:

Enviar um comentário