quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O inexplicável silêncio da RTVE



Face ao desenvolvimento de um acontecimento de repercussão transcendental para a informação sobre o processo de descolonização no Sahara Ocidental, a RTVE omite qualquer tipo de acompanhamento e informação através do seu correspondente em Rabat, Antonio Parreño, para cobrir a visita do Enviado Pessoal do SG das Nações Unidas para o Sahara Ocidental.

A visita que teve início no dia 27 de outubro passado na capital marroquina, Rabat, onde está sedeada a representação da RTVE. Silêncio incompreensível, quando o acontecimento é tratado com grande relevância e acompanhamento pelos grandes periódicos internacionais, canais de televisão e agências noticiosas espanholas e internacionais.

A RTVE, de momento, procura afastar as suas câmaras deste foco principal de informação que constitui o primeiro périplo de Christopher Ross, Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental; veto informativo tanto à sua chegada e encontros em Marrocos como à sua chegada ontem, 31 de outubro, à cidade saharaui ocupada de El Aaiun.

Muito estranha esta censura informativa e inexplicável, tanto para Ross, como para o telespectador espanhol, que tem direito a ser informado sobre o que acontece de interesse geral, sobretudo quando se trata de um processo que diz respeito e afeta diretamente o Estado Espanhol. Hoje às 17 horas de Greenwich horário do Sahara Ocidental , uma hora menos em Espanha, a população saharaui vai voltar a viver, agora ante Christopher Ross, aquela que foi a visita da missão que a ONU enviou no ano de 1975, sendo então Espanha a potência colonizadora, então sim com a presença dos correspondentes da RTVE de então. 

Editorial de: Poemario para um Sahara Livre (http://poemariosaharalibre.blogspot.pt/)

Sem comentários:

Enviar um comentário