quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Grande Imprensa Internacional em El Aaiún



No passado dia 3 dezembro, às primeiras horas da noite, chegou à cidade ocupada de El Aaiún, Sahara Ocidental, uma importante delegação de órgãos de comunicação social de grande importância a nível internacional, procedente dos Estados Unidos.

Os jornalistas da Rede Maizirat tiveram acesso a mais informações sobre esta notícia, podendo constatar que um grupo de jornalistas norte-americanos se encontra na capital do Sahara Ocupado.

O grupo de jornalistas está em El Aaiún com o objetivo de elaborar um relatório detalhado sobre a situação da censura informativa por parte das forças de ocupação marroquinas, em relação aos diferentes ativistas e meios de Comunicação que procuram difundir a realidade vivida pelos cidadãos autóctones saharauis sob o regime alauita e, simultaneamente, fazer um reconhecimento do trabalho da mulher saharaui no âmbito do ativismo em defesa dos DDHH e da sua participação nos meios de comunicação.

A delegação que visita a cidade capital do Sahara Ocupado é integrada por membros de vários meios de comunicação reconhecidos internacionalmente, como a CNN, BBC, PBS, NPR, International Herald Tribune e o Christian Science Monitor.

O programa de atividades teve início no dia de ontem, terça-feira, 4 de dezembro, e prolongar-se-á até à próxima sexta-feira.

No âmbito do programa de atividades, a delegação procurará ter reuniões com diferentes ativistas e representantes de organizações dos Direitos Humanos saharauis, e procurará obter e recompilar a maior quantidade de dados possíveis quanto à situação de “blindagem” informativa” a que estão sujeitos os territórios ocupados do Sahara Ocidental.


Sem comentários:

Enviar um comentário