segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Presos políticos de Gdeim Izik pedem investigação independente sobre o brutal desmantelamento do acampamento



Os presos políticos saharauis de Gdeim Izik pediram ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a abertura de uma investigação independente sobre o brutal desmantelamento do acampamento de protesto de Gdeim Izik pelas forças de ocupação marroquinas a 08 de novembro de 2010.

Na carta a Ban Ki-moon, os presos políticos saharauis de Gdeim Izik reclamam “o esclarecimento dos acontecimentos que ocorreram durante o desmantelamento do acampamento e os factos ocorridos em El Aaiún, assim como as violações dos direitos humanos, as detenções e o castigo dos responsáveis”.

Os 24 presos políticos saharauis, atualmente na Prisão marroquina de Salé, exigiram “o direito inalienável do povo saharaui a decidir o seu futuro com toda a liberdade através de um referendo de autodeterminação justo e transparente, semelhante ao que ocorreu com outros povos do mundo”.


Reclamam igualmente junto do SG da ONU o respeito dos direitos humanos e a ampliação das prerrogativas da MINURSO para a vigilância e proteção dos mesmos nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.

Os presos políticos de Gdeim Izik, detidos há mais de dois anos sem julgamento, apelaram ao Secretário-Geral da ONU a que intervenha com urgência junto do Estado marroquino para a sua pronta libertação e a de todos os presos políticos saharauis em cárceres marroquinos.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário