sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Países e empresas envolvidas no saque dos recursos naturais saharauis

O Governo de Alberto João jardim envolvido
na espoliação das areias  do Sahara Ocidental
Os Recursos Naturais do Sahara Ocidental, tal como a situação geoestratégica do território  foram sempre os aspetos mais relevantes do conflito. 
O Governo da Região Autónoma da Madeira também tem estado estado envolvido na espoliação da areia do Sahara. O poeta Fernando Pessoa dizia: "Ó mar salgado, quanto do teu sal...São lágrimas de Portugal!". Neste caso: Ó praias da Madeira, quanto dos teus areais... são lágrimas do Sahara Ocidental!"  

Marrocos aproveita a ocupação do Sahara Ocidental para espoliar as riquezas naturais saharauis, claro exemplo disso são os fosfatos, já que no território do Sahara ocupado se encontra uma das minas de fosfatos maiores do mundo, e uma costa que se caracteriza por enorme banco de pesca, além da possibilidade da existência de grandes reservas de petróleo e gás natural. Os benefícios dos recursos naturais espoliados foram sempre parar às mãos da monarquia Alauita ou dos seus colaboradores (os altos comandos militares marroquinos, por exemplo).


Praias da Calheta e do Machico:
a areia foi roubada do Sahara Ocidental
Publicamos uma lista elaborado pela Western Sahara Resouce Watch (WSRW) onde se pode avaliar a lista de Países e respetivas empresas envolvidas no espólio dos recursos naturais saharauis.


Toda a informação em relação aos recursos naturais saharauis em: WSRW

Sem comentários:

Enviar um comentário