sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SG da Polisario pede intervenção "urgente" para impedir julgamento militar dos presos políticos saharauis



O Presidente da República e SG da F. Polisario, Mohamed Abdelaziz, solicitou ontem ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que intervenha para suspender a decisão tomada pelo governo marroquino de levar a julgamento militar no dia 01 de fevereiro o grupo de presos políticos saharauis de Gdeim Izik.

Na carta ao SG da ONU, Mohamed Abdelaziz adverte para a grave situação dos cidadãos saharauis nos territórios ocupados. "Pedimos-lhe que intervenha de imediato para pôr fim a esta situação vergonhosa, e ponha termo às práticas das forças de ocupação marroquinas contra inocentes cidadãos residentes num território que está sob responsabilidade direta das Nações Unidas, esperando pela sua descolonização e autodeterminação” – afirma Abdelaziz.

"Gostaríamos de lhe recordar uma vez mais que é ilegal e imoral estabelecer um tribunal militar para o julgamento de civis, como se constata no seu relatório sobre a situação no Sahara Ocidental do passado mês de abril de 2012", sublinha o presidente saharaui na sua missiva.

Mohamed Abdelaziz reitera ainda a necessidade de acelerar a procura de um mecanismo da ONU que permita à MINURSO supervisionar e proteger os direitos humanos no Sahara Ocidental, ao mesmo tempo que pede que se esclareça o destino dos mais de 651 desaparecidos saharauis pelas autoridades marroquinas e se ponha fim à exploração e saque das riquezas naturais do povo saharaui e o desmantelamento e derrube do muro militar marroquino.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário