quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU preocupada com o julgamento de Gdeim Izik



O porta-voz da Alta Comissária para os Direitos Humanos, Rupert Colville, através de um comunicado de imprensa publicado na página oficial da organização, refere-se ao julgamento dos presos políticos saharauis de Gdeim Izik expressando:

“Estamos preocupados com a utilização da jurisdição militar para julgar e condenar 25 civis saharauis acusados em relação à violência ocorrida durante e depois do desmantelamento do acampamento de protesto de Gdim Izik nos arredores de El Aaiún, Sahara Ocidental, em novembro de 2010, quando 11 membros das forças de segurança marroquinos e dois saharauis foram assassinados.

Os 25 civis foram condenados a entre dois anos de prisão e cadeia perpétua pelo Tribunal Militar Permanente das Forças Armadas Reais de Rabat durante a noite de 16 para 17 de fevereiro de 2013.

Como referiu o Comité de Direitos Humanos, o uso de tribunais militares ou especiais para julgar civis coloca graves problemas no que respeita à administração equitativa, imparcial e independente da justiça a que se refere.

Estamos também preocupados com os relatos de que dão conta de que a maioria dos acusados alegam ter sido torturados ou maltratados durante a sua detenção prévia ao julgamento e de que nenhuma investigação sobre essas acusações parecem ter tido lugar. Este foi um acontecimento muito sério, que provocou perdas de vidas humanas e é importante que se faça justiça mas também é importante que os processos judiciais respeitem escrupulosamente as normas internacionais sobre julgamentos justos”.

Fonte: ohchr.org

Sem comentários:

Enviar um comentário