segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês apoia o referendo da ONU no Sahara Ocidental


O ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, Villy Sovndal, expressou o seu apoio ao referendo da ONU no Sahara Ocidental, manifestando a sua esperança de que as Nações Unidas possa ter êxito na organização do referido referendo, informa a Representação da Polisario na Dinamarca.

Num programa sobre o Sahara O difundido sexta-feira na radio dinamarquesa, o ministro afirmou que "é vital que a ONU desempenhe um papel de liderança para assegurar a organização de um referendo. Obviamente espero que a ONU tenha êxito na organização do dito referendo”.

No programa radiofónico também participou o eurodeputado Søren Søndergaard que afirmou que as políticas da União Europeia sobre o Sahara Ocidental "significam que, por um lado, a UE não reconhece a soberania de Marrocos sobre o Sahara Ocidental, mas por outro lado, a UE mantém acordos comerciais com Marrocos que incluem as águas do Sahara Ocidental e isso é um erro e uma violação do direito internacional”.

Por seu lado, Peter Kenworthy, director da ONG  Afrika Kontakt e autor do livro “African Awakening: The emerging revolutions“, sublinhou que o caso do Sahara Ocidental "é na realidade bastante sensível", e acrescentou que a única coisa que pede a Frente POLISARIO na realidade é "um referendo sobre o futuro do Sahara Ocidental".

Especificamente em relação com a resolução do conflito saharaui Peter Kenworthy acrescentou que a Dinamarca e a UE poderiam seguir o exemplo do Parlamento sueco e reconhecer o Sahara Ocidental, que é membro da União Africana e já reconhecida por mais de 80 países.

O responsável da Afrika Kontakt destacou que uma solução para o conflito do Sahara Ocidental "se está a converter numa questão de urgência, se a Europa quer evitar outro conflito mesmo ao sul das suas fronteiras. A UE faria bem em tratar de resolver este conflito antes que ele se converta numa guerra real.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário