domingo, 22 de setembro de 2013

Preso político saharaui El Mahyub Aulad Chij faz apelo às organizações de DDHH para a situação da sua família

 

O preso político e vice-presidente do Comité Saharaui de Dakhla contra a Tortura, El Mahyub Aulad Chij, apela desde a Prisão Negra as organizações de direitos humanos para a situação da sua família.

A partir da Prisão Negra de El Aaiun ocupada, El Mahyub Aulad Chij fez quinta-feira passada, 19 de setembro, um apelo às organizações internacionais de direitos humanos e à ONU para intervir junto da administração de ocupação marroquina para esclarecer o paradeiro do seu irmão Abad Elyalil Aulad Chij, sequestrado pelo exército marroquino em 1980.

O preso político, que está detido na Prisão Negra de El Aaiun, fez esta denúncia depois de saber a descoberta de duas fossas comuns de saharauis executados pelas FAR, Forças Armadas Reais de Marrocos, no ano de 1976.

El Mahyub recorda de novo a difícil situação que vive a sua família dado ele estar na prisão e o seu irmão desaparecido pelo exército marroquino sem que a administração marroquina dê explicações sobre a sua situação.

El Mahyub sofreu perseguição e torturas pelos serviços policiais e da gendarmaria marroquina na cidade de Dakhla, e atualmente cumpre três anos de prisão por participar nas manifestações de Dakhla contra a ocupação marroquinas, ocorridas em 2011.

O preso foi perseguido pelos Serviços Secretos marroquinos e, em várias ocasiões, foi torturado pelo tristemente conhecido oficial da segurança Hariz Larbi, que lhe retirou em 2003 os seus documentos para impedir a sua participação numa conferência sobre direitos humanos em Genebra em 2011 organizada pelo Conselho de Direitos Humanos  da ONU, e para a qual fora convidado.


Fonte: Poemario por un Sahara Libre / Defensores de DD. HH.

Sem comentários:

Enviar um comentário