terça-feira, 12 de novembro de 2013

Socialistas europeus vão votar a favor do acordo pesqueiro com Marrocos

Hannes Swoboda
O presidente do Grupo Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento europeu, o austríaco Hannes Swoboda, afirmou hoje que o seu grupo votará a favor do acordo pesqueiro entre a União Europeia (UE) e Marrocos, após ter sido rejeitado pelo Parlamento devido ao conflito do Sara Ocidental.

Swoboda manifestou aos jornalistas, durante uma conferência de imprensa da reunião do grupo europeu que se realiza em Málaga, a importância para a Espanha do acordo pesqueiro entre a UE e Marrocos.

Durante a conferência de imprensa um representante da Coordenadora Estatal de Associações Solidarias com o Sahara (CEAS), de Espanha, conseguiu romper os controlos de segurança e entregar uma missiva ao socialista europeu para que rejeitem o acordo por incluir as águas territoriais do território em disputa.

Swoboda insistiu na solidariedade do grupo europeu com o povo saharaui e afirmou que "não ajudamos os saharauis rejeitando o acordo".

"Não vejo nenhuma contradição entre os acordos pesqueiros e os interesses dos saharauis", referiu o austríaco Hannes Swoboda, que sublinhou ser a Espanha responsável por acordos incluírem o Sahara.

O acordo de pesca que o Parlamento irá votar permitirá o regresso a águas sob controlo marroquino de uma centena de navios de pesca espanhóis, na sua maioria artesanais, principalmente da Andaluzia e Ilhas Canárias.

O presidente dos socialistas europeus sublinhou que o seu grupo realizou várias visitas à antiga colonia espanhola do Sahara Ocidental e referiu que os eurodeputados irão visitar os refugiados de Tindouf.

Informou ainda que irá participar numa reunião dos partidos socialistas da África do Norte em Marraquexe e sublinhou a necessidade de reforçar "a solidariedade e os laços económicos " com o Magrebe.


Fonte: 11/11/2013 - EFE    

Sem comentários:

Enviar um comentário