terça-feira, 31 de dezembro de 2013

TOTAL recusa-se a revelar se renova ou não a sua licença no Sahara ocupado

A Total terminou em julho de 2013 um programa de investigação sísmica em águas do Sahara Ocidental ocupado. A imagem mostra os barcos contratados na investigação.

A multinacional francesa de petróleo Total, que possui a maior licença em águas do Sahara Ocidental ocupado, assegura que até meados de janeiro não revelará se renovou ou não a sua licença no território.

A 2 de dezembro de 2013 expirou a licença de 12 meses que a Total tinha em águas do Sahara Ocidental. O departamento de imprensa da Total declarou a uma organização sueca que não deseja ainda revelar se renovou a sua licença.

O acordo é muito controverso. Marrocos ocupa ilegalmente o território e nega-se a cooperar com ONU para o referendo sobre a independência do Sahara. O Tribunal Internacional de Justiça declarou que as reivindicações de Marrocos carecem de base jurídica e o departamento legal da ONU declarou que o programa de petróleo da Total viola o direito internacional ao não ter em conta os desejos e interesses dos saharauis.

A exemplo do relatório do WSRW (Observatório dos Recursos do Sahara Ocidental) sobre as atividades do gigante francês, numerosas organizações saharauis denunciaram os planos da Total no território.

Segundo um dos acionistas que desinvestiu na Total, a licença adquirida pela holding tinha uma opção de prorrogação por seis meses.

O departamento de imprensa da Total afirmou à organização sueca Emmaus Stockholm que a informação sobre a renovação da licença só se dará a conhecer em meados de janeiro, já que “estamos a seguir alguns procedimentos e ainda estamos em conversações com Marrocos”.


Fonte e foto: wsrw.org

Sem comentários:

Enviar um comentário