terça-feira, 31 de dezembro de 2013

RASD - JUSTIÇA SEM GUERRA? - Subtítulos em espanhol



Um documentário sobre o desespero e o sentimento de revolta dos saharauis, em particular do mais jovens, dirigido por Josep Lluís Penadès

Sinopse
Yahia Mulay tem 21 anos e deseja a guerra. Não a quereria se vivesse no seu país e não num campo de refugiados com mais de 30 anos de existência e onde se padece de má-nutrição; se não visse como torturam e assassinam os seus compatriotas; se para poder ser universitário não tivesse necessitado de viver oito anos ilegalmente em Espanha sem poder ver a sua familia; se Espanha não tivesse oferecido o seu país a Marrocos e à Mauritânia enquanto a comunidade internacional ignorava as resoluções da ONU... Tal como Yahia, milhares de jovens saharauis desejam a guerra. Quem são os responsáveis?

A rodagem
RASD ¿Justicia sin guerra? Foi filmado em Barcelona, nos campos de refugiados de Tindouf de Argélia, na Zona Libertada do Sahara Ocidental e, de forma clandestina, no Sahara Ocidental ocupado por Marrocos, onde os saharauis que participaram no documentário puseram as suas vidas em perigo ao darem a conhecer a situação que estão vivendo: violações, torturas, desaparecimentos, detenções arbitrárias, assassinatos, impossibilidade de frequentar cursos, proibição do direito de se manifestarem... Para evitar que esta realidade não seja difundida as autoridades marroquinad não permiteem a entrada a jornalistas no território.

Sem comentários:

Enviar um comentário