domingo, 16 de fevereiro de 2014

Autoridades marroquinas intimidam delegação de parlamentares britânicos e confiscam-lhes câmaras

Jeremy Corbyn, deputado trabalhista chefe da delegação britânica

Sábado, 15 de fevereiro, as forças de ocupação marroquinas cercaram toda a avenida de Smara na ocupada cidade de El Aaiún para impedir uma manifestação pacífica convocada pela Coordenação das Associações saharauis e Comitês de Defesa dos Direitos Humanos no Sahara Ocidental onde se apelava à libertação de todos os presos políticos saharauis nas prisões marroquinas.

Às 17h30 GMT, apesar do bloqueio imposto pelas autoridades de ocupação para impedir o acesso ao ponto de concentração da manifestação pacífica, mais de 200 cidadãos saharauis, mulheres e homens, estavam no local e começaram a erguer bandeiras da RASD e a gritar palavras de ordem de independência do Sahara Ocidental. A manifestação foi violentamente reprimida pelo aparato repressivo marroquino, e mais de 80 manifestantes ficaram feridos, a maioria deles ativistas de direitos humanos.

Uma delegação do Parlamento britânico, liderada por Jeremy Corbyn, deputado do Partido Trabalhista , estava presente para observar a situação e tirou fotos desta manifestação pacífica, mas as forças de ocupação marroquinas fizeram parar o carro da delegação britânica na Rua Zarqtuni e confiscaram-lhes as respectivas câmaras.


De acordo com a delegação parlamentar britânica, agentes marroquinos à paisana estão a segui -los abertamente onde quer que vão e também lhes declararam que agora "nós também estamos agora acusados de incitar à desordem em El Aaiún ".

Fonte: WSHRW

Sem comentários:

Enviar um comentário