sexta-feira, 18 de julho de 2014

A chave das boas relações hispano-marroquinas: Rabat não reivindica Ceuta e Melilla e Madrid apoia a Autonomia no Sahara




Marrocos não reivindica Ceuta e Melilla e Madrid inclina-se perante a autonomia no Sahara

Os reis de Espanha, Filipe VI e a rainha Letícia realizaram a sua primeira viagem a Marrocos a 14 de julho de 2014. A viagem coincide com um ambiente de tranquilidade que reina no seio das relações bilaterais, e a chave consiste num apoio de Madrid a Marrocos na questão do Sahara Ocidental a troco de um silêncio de Rabat quanto à reivindicação de Ceuta e Melilla.

A viagem dos Reis de Espanha a Marrocos é a terceira ao estrangeiro depois da clássica visita ao Vaticano e, posteriormente, ao vizinho Portugal. Depois de Marrocos, os reis visitarão França.

As autoridades marroquinas e a imprensa afim ao regime destacam as boas relações que reinam na atualidade entre Madrid e Rabat. Invocam diferentes fatores, como a cooperação contra a imigração ilegal, o aumento das trocas comerciais e o diálogo fluido entre ambos governos e Casas Reais.

No entanto, os governos de Madrid e Rabat escondem um fator decisivo ou evitam abordá-lo que explica por que razão as relações bilaterais são boas, trata-se da questão territorial. Os analistas independentes indicam que a chave deste ambiente de tranquilidade que caracteriza as relações hispano-marroquinas se deve essencialmente às posturas adotadas quanto ao Sahara Ocidental e à questão de Ceuta e Melilla.

O periódico Alquds Árabe sublinha que Marrocos já não reivindica na atualidade Ceuta e Melilla, apesar de Madrid colocar a questão de Gibraltar ou a Argentina insistir no assunto das ilhas Malvinas. Refere que, a troco disto, Madrid diminui o seu apoio à autodeterminação como solução para o conflito do Sahara Ocidental e se inclina indiretamente perante a autonomia como solução.

O jornal marroquino digital hespress.com refere a mesma tese na segunda-feira 14 de julho, e também o periódico El Mundo fala do intercambio de interesses no tema territorial que tanto tempo condicionou as relações bilaterais.


Fonte: Alifpost – site informativo marroquino

Sem comentários:

Enviar um comentário