sábado, 16 de agosto de 2014

Dois presos morrem em prisões marroquinas: um grevista da fome e um ex-combatente na Síria



Um estudante marroquino acaba de morrer após uma greve de fome de 72 dias: a Associação Marroquina de Direitos Humanos aponta a responsabilidade desta morte às autoridades de Marrocos.

Mustapha Meziani, um estudante citado no caso do assassinato do também estudante Abderrahim Hasnaoui acaba de morrer em Fez, após uma greve de fome que durou 72 dias. O militante do partido Annahj Addimocrati (Via Democrática)  recusava a sua detenção, que considerava como um "castigo pelas suas atividades políticas", bem como denunciava a recusa das autoridades marroquinas em permitir a sua inscrição na universidade...

Mustafa Belkharraz, um ex-jihadista marroquino que combateu na Síria, morreu terça-feira, 5 de agosto, na prisão de Salé. Uma associação islamita atribui a causa da morte a negligência médica.

Os militantes do Movimento 20 de Fevereiro, nascido das revoltas da Primavera Árabe, os membros do Partido Via Democrática [marxista], assim como os militantes do Sahara Ocidental são as principais vítimas da repressão por parte da polícia marroquina.

No âmbito da instrumentalização da ameaça terrorista com fins repressivos, os islamitas constituem também um alvo para justificar o regresso aos anos de chumbo.


Fonte: Diaspora Saharaui 

Sem comentários:

Enviar um comentário