segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Efeméride: as tropas saharauis guiadas pelo Cheikh Malaïnin levam o sultão de Marrocos a abdicar


Uma efeméride muito interessante esta do 11 de agosto do ano de 1912, data da abdicação do sultão de Marrocos, Mulay Hafid, em troca de uma pensão de 400 mil francos do governo francês para tratar a dispepsia e neurastenia.

Moulay Hafid era o irmão do sultão Abdelaziz. Reprovava ao irmão a sua passividade face à penetração colonial francesa e aos acordos de Algeciras que colocavam uma parte de Marrocos sob a tutela da França e da Espanha.

Moulah Hafid, com a ajuda do Pacha de Marraquexe, Madani El Glaoui, procede à destituição do seu meio-irmão, mas eles não contaram com o espírito rebelde dos chamados Bled Siba que se recusaram a declarar lealdade ao sultão de Marrocos. Em 1911, a situação deteriorou-se. Sitiada pelas tropas saharauis sob o comando de Cheikh Malainin, o Sultão Moulay Hafid é forçado a pedir a ajuda da França. O General Moinier, à cabeça de um exército de 23.000 soldados, liberta o sultão a 21 de maio 1911: é o início da colonização francesa. A situação é irreversível e culmina na convenção de Fez de 30 de março de 1912 que faz do Marrocos um protetorado francês. No mesmo ano, Moulay Hafid abdica a favor do seu irmão Moulay Youssef.

Segundo o Le Petit Journal de domingo de 25 de agosto de 1912, o destituído sultão havia manifestado a intenção de fazer uma peregrinação a Meca, mas o General Lyautey impediu-o.

Um século depois, a monarquia alauita sobrevive graças ao apoio da França.


Sem comentários:

Enviar um comentário