segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Marrocos: O Makhzen prepara um atentado terrorista de grande envergadura [?]


A ameaça terrorista é um dos meios mais utilizados pelo governo marroquino para atrair o apoio dos seus antigos aliados. Com esse objetivo, Marrocos tudo tem feito para incriminar os saharauis e manchar o seu nome. Agora que a ONU se mostra decidida a passar à velocidade superior para resolver a questão saharaui, é muito provável que o Makhzen recorra a uma ação de grande escala. O anúncio constante de desmantelamento de células terroristas é disso uma prova irrefutável...

Os ataques do 11 de setembro de 2001 constituem uma viragem nas relações entre os EUA e a Argélia, país até então diabolizado pelo Ocidente em virtude da sua luta contra a escalada islamita no país.

As respostas da Argélia às observações do Comité contra e o terrorismo consagradas na resolução 1373 (2001) do Conselho de Segurança servirão para justificar uma parceria privilegiada com os EUA.

«A Argélia é um dos raros países a ter implantado, desde a aparição do fenómeno terrorista, um forte dispositivo jurídico com vista a o prevenir e combater. O quadro legislativo e regulamentar foi progressivamente melhorado e adaptado para melhor atender à evolução das atividades terroristas e à sua natureza transnacional. O arsenal jurídico existente cobre o conjunto das atividades ligadas ao terrorismo e responde às necessidades da cooperação internacional», de acordo com o relatório da Argélia.
 

Janet Sanderson, embaixadora dos EUA
Em entrevista concedida ao diário La Tribune, de 18/6/2003, Janet Sanderson, embaixadora dos EUA em Argel, declarou: «Vocês, infelizmente, têm muito mais experiência no que diz respeito ao terrorismo. É difícil encontrar um argelino que não tenha sido atingido pelo terrorismo. Nos EUA, os acontecimentos do 11 de setembro foram um choque e não quero subestimar o impacto desses acontecimentos entre nós e entre vós. Vocês perderam uma quantidade enorme de gente num decénio. É pena que nós, e outros países, tenhamos entrado nesta luta, neste conflito, mais tardiamente».

A comunidade internacional reconhecia por fim os méritos do combate da Argélia contra o flagelo do terrorismo.

Esta aproximação entre os EUA e a Argélia e o estatuto acordado a este último enquanto país pioneiro na luta antiterrorista foi mal visto em Rabat que, até então, se apresentava como aliado incontornável e bastião contra o terrorismo.

Foi nesse momento que os EUA designaram o antigo Secretário de Estado James Baker como Enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental. Uma designação que não era do agrado das autoridades marroquinas.

O apoio da Espanha ao plano Baker e ao recenseamento realizado pela MINURSO para a realização do referendo de autodeterminação no Sahara Ocidental provocaram a cólera do governo marroquino. A isto veio acrescentar-se a anulação do acordo de pesca. Marrocos reclamava a mesma remuneração económica (90 milhões de euros) além de reduzir 80% das embarcações, e mudando a forma de contratos destes barcos. A 11 de julho de 2002, Rabat decide ocupar a Ilha de Persil (Salsa). A reação do presidente do Governo espanhol, José Maria Aznar, apoiado por Washington, foi firme. Fuzileiros espanhóis foram mandados para a ilha para desalojar os marroquinos.



Espanha pagará um ano mais tarde a humilhação feita ao governo marroquino. Na noite de 16 de maio de 2003, vários atentados farão 45 mortos e meia centena de feridos, o atentado mais sangrento tem lugar no restaurante Casa de Espanha, onde os clientes jantavam ou jogavam ao bingo. Fez 20 mortos. A estória oficial contada na altura é que, graças ao bem-abençoado Mohamed VI, dois dos kamikazes renunciaram a fazer-se explodiir, o que permitiu  à polícia seguir a pista e desativar os atentados previstos para eclodir nas cidades de Marraquexe, Tânger, Fez e Agadir.

Casa de Espanha - atentado de 16 maio 2003

O tiro de partida estava dado. Não são só os serviços de segurança argelinos que são eficazes na luta contra as redes terroristas. O perigo obscurantista também pode vir de Marrocos, especialmente se lhe quiserem tirar as terras do Sahara Ocidental. Esta é a mensagem que Marrocos pretendeu transmitir ao Conselho de Segurança que irá se pronunciar dois meses depois sobre o Plano Baker II, que a Frente Polisario irá aceitar, mas que Marrocos rejeitará.

Um dado comum que caracteriza todos os atentados cometidos em Marrocos é o facto deles coincidirem sempre com as reuniões do Conselho de Segurança que se revelem decisivos para a resolução do conflito do Sahara Ocidental. E sabe-se que o povo marroquino é um dos povos mais tolerantes e mais abertos no mundo árabe-muçulmano. Mesmo Driss Basri, [braço direito do rei Hassan II] antigo ministro e patrão dos serviços de segurança de Marrocos exprimiu as suas reservas sobre os presumíveis autores destes atentados cometidos no país.

Segundo Basri, Hassan II queria que o seu povo fosse visto como um exemplo de tolerância e uma ponte entre as civilizações europeias e muçulmana. Que estas histórias de atentados tenham surgido depois da sua morte, «isso surpreende-me», declarou o antigo patrão dos serviços de segurança.

«Marrocos nunca viveu sob um sistema de partido único e sempre conheceu um sistema político plural e liberal. Eu pergunto-me, tal como pensam os especialistas do islamismo em Marrocos, se este anúncio dramatizado não passará de uma manipulação para uso internacional", concluía Driss Basri.

Neste atentado, os espanhóis foram os mais punidos. Vingança em relação ao assunto da ilha de Persil? Em todo o caso, alguns meses mais tarde - e justamente antes do Enviado Pessoal do SG da ONU James Baker se demitir -, a gare de Atocha de Madrid foi vitima de um atentado que foi qualificado como o «11 de setembro espanhol» e a grande maioria dos seus autores eram marroquinos. Foi um acaso? Nada é menos certo, o atentado foi executado três dias antes das eleições gerais que farão cair o governo de José María Aznar, considerado por Marrocos como inimigo jurado.



A 12 de março de 2007, ainda uma história incoerente: um kamikaze marroquino morre ao acionar uma bomba que escondia sob as suas vestimentas num cybercafé de Casablanca, enquanto um outro kamikaze empreendeu a fuga e foi detido pela polícia.

A Direção Geral da Segurança Nacional (DGSN), citada pela agência marroquina MAP, explicava que, a 12 de março de 2007, pelas 22H00 locais (GMT), dois marroquinos introduziram-se no cybercafé de Sidi Moumen para «tentarem consultar sites na internet que fazem a apologia do terrorismo». O filho do proprietário do cybercafé impediu-os de consultar os sites e «um dos dois indivíduos fez explodir uma carga explosiva dissimulada nas suas vestes e morreu», segundo a DGSN, citada pela MAP.

14 de abril de 2007 em Casablanca : dois irmãos fizeram-se explodir perto do consulado geral dos EUA e de uma escola de línguas americana. Quinze dias mais tarde, o Conselho de Segurança pronuncia-se pela negociação entre as partes «com vista a alcançar uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceite que permita a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental».


28 de abril de 2011: Café Argana, um kamikaze faz-se explodir num café situado na turística praça Jemaa el Fna, fazendo pelo menos quatorze mortos, oito dos quais franceses. Uma grande parte da opinião pública marroquina pensa que este atentado foi cometido por meios oficiais com o objetivo da parar a evolução da Primavera Marroquina. Este atentado servirá de alibi para amordaçar o movimento do «20 de Fevereiro» ao ressuscitar o fantasma «da guerra de prevenção contra o terrorismo» com o seu corolário de detenções arbitrárias e de regressão ao nível das liberdades públicas.

Neste momento, o Conselho de Segurança dispõe-se a passar ao Capítulo VII, com o objetivo de adotar uma resolução vinculativa a fim de pôr fim ao conflito do Sahara Ocidental. Marrocos agita de novo, a ameaça terrorista. É de temer que o Makhzen repita os cenários que os marroquinos já conhecem.


Domingo, 03 de agosto de 2014
Fonte: diáspora saharaui


Sem comentários:

Enviar um comentário