terça-feira, 23 de setembro de 2014

A exploração petrolífera no Sahara Ocidental




Marrocos está em busca de petróleo no Sahara Ocidental, tanto no alto mar como em terra, apesar da ONU ter declarado que esta atividade é ilegal. Entretanto, a Kosmos já ordenou que a Atwood Achiever, a plataforma petrolífera que a companhia norte-americana encomendou para perfurar ao largo do Sahara Ocidental, siga para o território ocupado por Marrocos. A plataforma tem estado ancorada em Singapura. Dentro de algumas semanas a plataforma pode atingir de forma permanente as aspirações do povo saharaui à liberdade e independência, uma vez que inicia as perfurações de petróleo num claro afrontamento à ética e à legalidade naquela que é a última colónia de África.

A exploração de petróleo no Sahara Ocidental é ilegal. A 29 de janeiro de 2002, o então Secretário-Geral Adjunto para Assuntos Jurídicos da ONU, Hans Corell, informou o Conselho de Segurança que "se se produzissem mais atividades de busca e exploração contra os interesses e desejos do povo do Sahara Ocidental, todas elas constituiriam uma violação dos princípios do direito internacional". Faz aqui o download do parecer jurídico.

Apesar disso, Marrocos prossegue na procura de petróleo. A empresa petrolífera do Estado marroquino, a ONHYM, concedeu cinco licenças para a investigação e exploração de petróleo no Sahara Ocidental.

Nenhuma das empresas envolvidas alguma vez procurou o consentimento do povo que vive no território, coisa que seria um requisito mínimo face à legalidade, de acordo com o parecer jurídico das Nações Unidas.

Na costa
A empresa Kosmos Energy Offshore Morocco HC (uma subsidiária da empresa norte-america Kosmos Energy Ltd, registada nas Bermudas), conta com uma licença para a exploração petrolífera no bloco de alto mar de Bojador. Trata-se de uma continuação da licença inicialmente obtida pela Kerr-McGee. As primeiras perfurações estão marcadas para novembro próximo (2014). Leia mais sobre o envolvimento da Kosmos Energy aqui.


A companhia petrolífera francesa Total SA tem adjudicado o bloco Anzarane, mais a sul, que é o maior de todos os blocos petrolíferos da costa saharaui. A Total arrematou licenças para a mesma zona durante 2001, 2002, 2003, 2011, 2012 e 2013; e já levou a cabo onerosas prospeções nas costas do território ocupado. Leia mais acerca de Total SA no nosso relatório Totally Wrong (disponível em inglês, 2013).-------

Tanto a Kosmos como a Total subscreveram declarações conjuntas com a companhia estatal petrolífera marroquina, ONHYM, afirmando que mantinham um entendimento mútuo sobre o prosseguimento da produção no futuro.

Uma terceira empresa petrolífera implicada é a Teredo Oils.

Em terra
A empresa San Leon Morocco Ltd e a empresa Longreach Oil and Gas Ventures, ambas do Reino Unido, mantêm junto com a ONHYM duas licenças de exploração em terra. A primeira diz respeita à bacia de Tarfaya, na parte nordeste do Sahara Ocidental. A área é composta de materiais finos com propriedades de petróleo ("petróleo de xisto betuminoso").

A segunda licença é de Zag, na parte nordeste do Sahara Ocidental, na fronteira com Marrocos. Segundo as empresas envolvidas, Zag poderá conter depósitos de gás.

O próprio Estado marroquino através da sua empresa ONHYM está levando a cabo explorações na zona de Bojador. Estão a realizar estudos sísmicos e possíveis perfurações.

Fonte: WSRW

Sem comentários:

Enviar um comentário