quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Câmara dos Deputados do Brasil pede a Dilma Rousseff que reconheça a República Saharaui




EFE – O Governo brasileiro terá que posicionar-se em relação ao conflito do Sahara Ocidental após receber uma petição da Câmara de Deputados para que reconheça o Estado Saharaui e condene as violações de direitos humanos na antiga colónia espanhola, informaram hoje fontes diplomáticas.

A petição da Câmara de Deputados, com o apoio de todos os partidos políticos, foi entregue a semana passada ao Executivo pelo representante da Frente Polisario no Brasil, Mohamed Zrug, que aproveitou a ocasião para conversar sobre o assunto com o vice-ministro para Médio Oriente e África do Ministério de Negócios Estrangeiros do Brasil, Paulo Cordeiro.

"O Brasil defende uma solução justa, pacífica e mutuamente aceite para o território, baseada no princípio da autodeterminação", disseram fontes da chancelaria brasileira consultadas pela agência EFE sobre a petição, embora não tenham esclarecido se o Brasil reconhecerá a República Árabe Saharaui Democrática (RASD).

Na petição os deputados brasileiros pedem por unanimidade [a Câmara de Deputados conta com 513 membros, representando 21 partidos políticos] o estabelecimento de relações diplomáticas com o Estado saharaui e o apoio do Governo de Dilma Rousseff para que a missão da ONU encarregada de organizar o referendo de autodeterminação (MINURSO) inclua no seu mandato a observação dos direitos humanos no Sahara Ocidental.

O deputado Alfredo Sirkis, autor da petição, e um antigo exilado político em Portugal no pós 25 de Abril...

O deputado socialista Alfredo Sirkis, autor da petição aprovada pela Câmara dos Deputados, reconheceu que "existe uma pressão muito forte por parte de Marrocos" para que o Governo brasileiro não reconheça o Estado saharaui.

Nenhum representante do Reino de Marrocos no Brasil acedeu a responder à EFE sobre a decisão da Câmara de Deputados.

Brasil, Argentina e Chile são os únicos países da América Latina que ainda não reconhecem a República Saharaui.


Fonte: ABC

Sem comentários:

Enviar um comentário