sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Sahara Ocidental: Financial Times evoca "a batalha pelo petróleo na última colónia de África"



O diário britânico "Financial Times" publicou na edição de 17 de setembro um artigo intitulado "A batalha pelo petróleo na última colónia de África", no qual evoca a exploração ilegal dos recursos naturais do Sahara Ocidental por parte de Marrocos.

“Quando navio de perfuração "Atwood Achiever" começar ainda este ano a procurar petróleo nas costas do Sahara Ocidental, não irá apenas realizar testes geológicos mas também uma operação que irá aprofundar um conflito com mais 40 anos " afirma o Financial Times.

O autor do artigo, o jornalista Javier Blas, evoca os problemas que poderão surgir da perfuração planeada pelos grupos "Kosmos Energy", "Cairn Energy" e a companhia de petróleo marroquina ao largo do território do Sahara Ocidental.

Para o jornal, esta perfuração "vai testar a força do direito internacional", recordando, a este respeito, o parecer jurídico da Organização das Nações Unidas em 2002, que afirma que "a perfuração no território seria legal se beneficiasse as pessoas que ali vivem (...) e constituiria uma violação do direito internacional se for em violação dos interesses e aspirações do povo do Sahara Ocidental. "

O diário britânico lembra igualmente que todas as companhias petrolíferas internacionais que, no passado, tentaram fazer perfurações no território do Sahara Ocidental, como o grupo norte-americano "Kerr-McGee", retiraram-se na sequência das pressões dos militantes dos Direitos Humanos.

(SPS)

Todo o artigo em:

SAVE THE WESTERN SAHARA FROM OIL AND GAS EXPLORATION.
Kosmos Energy disagrees with UN legal office.

Sem comentários:

Enviar um comentário