quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Apoio ao povo saharaui no Conselho dos Direitos Humanos da ONU fortalece-se com a entrada de novos Estados membros

Apoio ao povo saharaui no Conselho dos Direitos da ONU fortalece-se com a entrada de novos Estados membros

Chahid El Hafed, 22/10/2014 (SPS)- O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas acolheu novos Estados membros que são firmes defensores do direito do povo saharaui à autodeterminação e à liberdade. Países como a Nigéria, Botsuana, El Salvador, Gana e Bolívia, que reconhecem e têm relações diplomáticas com a República Árabe Saharaui Democrática (RASD).

Para alguns observadores, a eleição dos países mencionados no Conselho de Direitos Humanos da ONU constituirá um grande contributo aos esforços desenvolvidos por outros países, como Argélia, Cuba, México, Namíbia e África do Sul que reclamam o respeito dos direitos humanos do povo saharaui e o fim da ocupação ilegal marroquina do Sahara Ocidental.

Marrocos comete, desde a sua invasão militar do Sahara Ocidental em 1975, flagrantes violações dos direitos humanos contra a população civil saharaui, violações documentadas por prestigiadas organizações e organismos de direitos humanos.

A Assembleia Geral da ONU elegeu esta terça-feira 15 países como membros do Conselho de Direitos Humanos por um período de três anos a partir de 1 de janeiro de 2015.

Os 15 países são: Albânia, Bangladesh, El Salvador, Gana, Letónia, Holanda, Nigéria, Paraguai, Portugal e Qatar, além da Bolívia, Botsuana, Congo, India e Indonésia, que foram reeleitos. (SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário