domingo, 12 de outubro de 2014

DIA DA UNIDADE NACIONAL SAHARAUI: Era uma vez em 12 de outubro de 1975…




Em 12 de outubro de 1975, Marrocos tornava-se cada vez mais agressivo à medida que piorava o estado de saúde do general Franco. As suas unidades militares começaram a infiltrar-se na região de El Farsia e Hausa, abandonadas pelo exército espanhol. O Tribunal Internacional de Justiça de Haia dará a sua sentença contra as pretensões de Rabat, quatro dias depois. A tensão eleva-se na região. O governo de Madrid tinha dado sinais positivos à Polisario para que libertasse os prisioneiros espanhóis.

Ante a eminencia da invasão marroquina, a Frente Polisario convocou os principais atores da cena política saharaui: os membros da Assembleia Geral saharaui - formada pelos chefes de tribos -, e os responsáveis do Partido de União Nacional Saharaui (PUNS), criado pelas autoridades espanholas.

El Uali Mustafa Sayed, fundador e primeiro-secretário-geral da Frente Polisario, 
morto em combate a 9 de junho de 1976, às portas da capital mauritana, Nouakchott

O encontro teve lugar em Ain Bentili, na fronteira entre o Sahara Ocidental e a Mauritânia. O então secretário-geral e fundador da Frente Polisario, El Uali, conhecido como Lulei, recebeu o secretário-geral do PUNS, Dueih Noucha e Jatri Yumani, presidente da Yemaa [Assembleia de Notáveis Saharauis]. O objetivo da reunião era apresentar uma frente comum para afrontar todo o tipo de eventualidades e repulsar as ameaças marroquinas. Todos os presentes acordaram em unir-se sob o lema da Polisario como único representante legítimo do povo saharaui. O PUNS tinha sido desprestigiado pela deserção do seu presidente para Marrocos.

Sem comentários:

Enviar um comentário