quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Kosmos Energy não acata parecer do departamento Jurídico da ONU

A Kosmos Energy prepara-se para fazer perfuções aos largo de Bojador até ao final do ano...

A petrolífera norte-americana Kosmos Energy anunciou em comunicado esta semana que tem o direito a perfurar no Sahara Ocidental – opondo-se assim ao parecer do Departamento jurídico da ONU.

Em 2002, quando foi concedida uma licença a uma empresa petrolífera para trabalhar em Bojador, nas águas do Sahara Ocidental, o Departamento jurídico da ONU declarou que qualquer exploração violaria o direito internacional se for contrária aos desejos da população do território.

Em 2006, essa licença foi transferida para a Kosmos Energy, que planeia agora realizar perfurações em finais deste ano. Atualmente a Kosmos Energy está a realizar estudos sísmicos nas costas do Sahara Ocidental: os últimos passos antes de iniciar as perfurações nos territórios ocupados.
 
William Hayes, da Kosmos
Numa estranha declaração aos órgãos de Comunicação social, a Kosmos afirma opor-se ao parecer jurídico da ONU: “Apesar de ser uma situação complicada, cremos que existe um caminho correto e que estamos nele… Marrocos tem direito a emitir estas licenças [de perfuração]”, declarou William Hayes, Primeiro Vice-presidente da Kosmos Energy.

“Não somos um grupo de rapazes de Dallas que vão clandestinamente ao Sahara Ocidental com a esperança de que tudo corra bem, [...] Sentimo-nos bem com a base de conhecimentos que temos, entendemos o outro lado da posição, e na verdade acreditamos que estamos a fazer o correto associando-nos a Marrocos”, afirmou. Estas declarações foram feitas à revista “Foreign Policy”.

Nos últimos meses têm-se registado numerosas manifestações contra a Kosmos. Algumas pessoas foram feridas pela polícia marroquina quando protestavam contra a empresa. O Governo saharaui no exílio protestou inúmeras ocasiões contra os planos de exploração, tanto ante a ONU como junto da própria empresa.


Fonte: wsrw.org

Sem comentários:

Enviar um comentário