quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Refugiados Saharauis transformam plástico em joalharia “Gold”




Nem tudo o que luz é ouro. Desde as dunas do Sahara chega-nos um inovador processo de desenho de joias recicladas, o qual converte os resíduos provenientes dos acampamentos de refugiados numa linda e delicada joalharia.



Estudantes do Royal College of Art do Reino Unido colaboraram ​​com Sandblast, uma organizações sem fins lucrativos, com sede em Londres, que trabalha com os saharauis na Argélia, para encontrar uma solução criativa ao embargo económico de que sofrem e assim dar a conhecer a sua cultura.



As velhas garrafas de plástico do acampamento de refugiados são recolhidas e reutilizadas na incrível joalharia de imitação de ouro que reflete as suas tradições locais.



O baixo custo, o processo de produção reduzido em energia, já que só requer areia quente, um tabuleiro para trabalhar e pintura, são mais –valias do projeto.



Os esforços da Sandblast tem como objetivo transformar a forma em que a comunidade refugiada luta para alcançar a autossuficiência económica. A fusão entre a moda e o seu fim altruísta, o abastecimento sustentável, e a manufatura de baixo custo encarnam o espírito deste projeto.



Estas impressionantes peças demonstram que o reciclado pode ser sinónimo de trabalho artesanal, sofisticado e inspirado, que desafia a nossa perceção daquilo que são os resíduos.


Fonte e fotos: Eco Inventos

Sem comentários:

Enviar um comentário