domingo, 26 de outubro de 2014

Makhzen Wikileaks : Marrocos em guerra com a ONU




Manhã de 27 de outubro, sessão do Conselho de Segurança da ONU sobre a questão do Sahara Ocidental.

A pedido do Secretário-Geral, o Conselho reúne-se para examinar os progressos realizados no trabalho do Enviado Pessoal de Ban Ki-moon para o Sahara Ocidental, Christopher Ross.

As deliberações no Conselho de Segurança chegam num momento em que Marrocos está em guerra com a ONU. Uma realidade corroborada pelos documentos revelados pelo que parece ser um Wikileaks marroquino (https://twitter.com/chris_coleman24).

Com efeito, segundo diferentes documentos trocados entre o Representante Permanente de Marrocos junto das Nações Unidas e do seu adjunto e a sua central em Rabat, Marrocos protesta contra a definição do Sahara Ocidental como "território não autónomo", a referência aos recursos naturais, os direitos Humanos, o prazo de abril de 2015 para "considerar plenamente" as negociações, bem como a nomeação de Kim Bolduc como Representante Especial e Chefe da MINURSO.

A situação de tensão entre Marrocos e as Nações Unidas é descrita numa nota enviada a 14 de agosto de 2014 por Abderrazzak Laassel, Representante Permanente Adjunto, como "um estado de nervosismo que se apoderou da Secretaria da ONU que já não sabe como explicar a falta de resposta às reiteradas petições de Marrocos, tanto para a visita de Christopher Ross à região como para a entrevista com a senhora Kim Bolduc ". A Secretaria `pediu várias vezes a Hilali que recebesse a Senhora Bolduc.

Ante a dimensão das revelações publicadas na net, a imprensa marroquina, como sempre, estende o dedo à Argélia, culpando os serviços secretos argelinos, embora o ministro de Negócios Estrangeiros marroquino tenha já acusado a França de estar por detrás dos documentos secretos posto à disposição do público.


Fonte: Diaspora Saharaui

Sem comentários:

Enviar um comentário