segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Marrocos em conflito com todos os seus vizinhos


O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros trata França como “potência colonialista que pensa que ainda exerce o direito 
de tutoria” sobre os outros.

Há que dizer que, desde a invasão do Sahara Ocidental, Marrocos vive em constante conflito com os seus vizinhos. Inclusive com a Mauritânia, seu antigo sócio na partilha do bolo saharaui. Com a Argélia, as relações são tensas por causa do apoio deste país ao direito do povo saharaui à autodeterminação. Mas com a Mauritânia, o país com que Marrocos compartilhou o bolo saharaui em 1975, as relações estão também longe de serem saudáveis. Um facto que deixa no ar muitas interrogações. O que é certo é que atravessam uma era de turbulências que não conseguem dissimular, já que a embaixada mauritana em Marrocos leva 3 anos sem embaixador. [Recorde-se que, durante anos, os líderes marroquinos defendiam a tese do Grande Marrocos, que passava pela anexação do território da Mauritânia. Depois da proclamação da independência deste país a 28 de novembro de 1960, Marrocos tardou em proclamar até 1969 o seu reconhecimento]

Segundo a agência mauritana de notícias, Al Ajbar, a Mauritânia comunicou a um país amigo que Marrocos esteve envolvido na tentativa de assassinato do presidente mauritano, Mohamed Ould Abdelaziz. O certo é que este último, quando estava hospitalizado em França na sequência de um ferimento por bala, a imprensa mauritana anunciou que o líder mauritano terá recusado receber um emissário do rei Mohamed VI que lhe trazia um presente.

Também as relações com o vizinho do Norte – Espanha -, nunca foram normais. Os estados de ânimo dos governantes marroquinos podem ser avaliados na fronteira com Ceuta e Melilla e nas vagas de imigrantes que chagam a Espanha. Espanha é o país mais frágil dos membros do mal chamado Grupo de Amigos do Sahara Ocidental (EUA, França, Reino Unido, Rússia e Espanha). A sua opinião na questão do Sahara tem, porém, o seu peso, já que a ONU a considera como a potência administrante do território não autónomo. E Espanha deixou claro nos Acordos de Madrid que a descolonização do Sahara só estaria culminada no dia em que os seus habitantes se tivessem pronunciado sobre o seu destino através de um referendo libre e transparente. Esta posição incomoda claramente Marrocos.

Mas o que ninguém esperava é que Marrocos tivesse problemas com a França. Ontem mesmo, o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros tratava França de “potência colonialista que pensa que ainda exerce o direito de tutoria” sobre os outros. Algo grave se está passando para que os marroquinos ataquem desta maneira o seu principal aliado na questão do Sahara: a França.

Este mês reúne o Conselho de Segurança para avaliar o resultado das iniciativas do Enviado da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross. Marrocos nega-se a recebê-lo. Parece que Marrocos procura que a MINURSO não se venha a encarregar da vigilância dos direitos humanos na antiga colónia espanhola do Magrebe.


Fonte: Noticias del Sáhara

Sem comentários:

Enviar um comentário