terça-feira, 25 de novembro de 2014

Marrocos admite a utilização dos recursos saharauis para obter ganhos políticos




Um documento divulgado pelo twitter marroquino @chris_coleman24 demonstra como Marrocos utiliza os recursos naturais do Sahara Ocidental para enredar outros países na sua própria ocupação ilegal do Sahara Ocidental. Caso em questão: a Rússia.

A 21 de novembro, a conta do Twitter @ chris_coleman24, que tem divulgado profusamente documentos oficiais marroquinos já há algum tempo, publicou um documento denominado "La Fédération de Russie et la question du Sahara Marocain" ("A Federação Russa e a questão do Sahara marroquino") - um documento de seis páginas, inteiramente dedicado ao objetivo geopolítico de Marrocos de convencer a Rússia a pôr-se do de Marrocos quando se trata do Sahara Ocidental.

Vladimir Putin, alvo do «engodo» marroquino...


Sob o título "como otimizar a posição da Rússia", a estratégia é delineada. Ele está assim redigido:

"§39 Para atingir esse objetivo, Marrocos tem que:

a) renovar, enriquecer e diversificar a sua parceria estratégica com a Rússia, o objetivo é criar interesses significativos e estruturais em todas as áreas de cooperação (paz e segurança, relações económicas e de investimento, armas, etc.)

b) Implicar a Rússia em atividades no Sahara, como já é o caso no domínio das pescas. A exploração de petróleo, fosfatos, energia e desenvolvimento turístico são, entre outros, setores que poderiam ser envolvidos nesta matéria

c) Intensificar o diálogo com Moscovo sobre questões relacionadas com África e o mundo Árabe; reforçar a cooperação em matéria de segurança espiritual que é um desafio importante para a Rússia no Cáucaso.

§ 40. Em troca, a Rússia poderia garantir um congelamento no tema Sahara dentro da ONU, o tempo para o Reino tomar medidas firmes e factos irreversíveis no que respeita à marroquinidade do Sahara. "

O documento não foi datado, mas parece ser bastante recente, uma vez que inclui referências a eventos e outros documentos de 2013. Ele revela o que tem sido claro para os observadores ao longo do tempo; que Marrocos não utiliza apenas os recursos naturais do Sahara Ocidental para o seu ganho financeiro, mas para forjar alianças políticas que poderão ajudar a impor uma reivindicação insustentável e ilegal de Marrocos sobre o seu país vizinho: o Sahara Ocidental.

Fonte: WSRW

Sem comentários:

Enviar um comentário