quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Fundo norueguês KLP vende participação na companhia canadiana de fertilizantes Agrium devido aos fosfatos do Sahara Ocidental




Oslo (Noruega), 03 /12/2014  (SPS)  O Fundo norueguês de Pensões Públicas KLP decidiu, segunda-feira, vender a participação na companhia canadiana de fertilizantes Agrium devido à prática de importação de fosfatos do Sahara Ocidental.

Em comunicado, o Fundo daquele país escandinavo afirma que decidiu excluir a empresa Agrium do seu portfólio de investimentos “porque esta empresa importar fosfato do Sahara Ocidental, com base num contrato de longo prazo firmado com a Empresa Cherifiana de Fosfatos, propriedade do governo marroquino.

Outra razão aludida pelo fundo é que tal aplicação de capital “é um risco inaceitável e uma cumplicidade na violação das normas éticas básicas, e viola os princípios que regem os investimentos do Fundo”.

O fundo de pensões, seguros e investimentos norueguês já havia retirado em maio de 2013 uma aplicação de capital da companhia petrolífera internacional Total S.A. devido às prospeções de petróleo e gás na plataforma continental da costa do Sahara Ocidental.

O Ministério de Negócios Estrangeiros da Noruega aconselhou em 2007 todos os investidores e empresas norueguesas a não investir no Sahara Ocidental por ser um território não autónomo e aguardando processo de descolonização.


(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário