sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Outra ação de «sequestro» apresentada em Paris contra os serviços secretos marroquinos


Abdellatif Hammouchi, o chefe da DST

Segundo o site francês Maghreb Confidentiel, uma ação por «sequestro» foi apresentada terça-feira, 2 de dezembro, no Tribunal de Grande Instância de Paris contra os «serviços de segurança marroquinos».

«Os processos marroquinos acumulam-se», titula o site. Um procedimento judiciário que vai ter consequências ainda mais pesas nas más relações franco-marroquinas.

Por "serviços de segurança marroquinos," isso certamente significa "serviços secretos marroquinos." Pode ser uma questão da DST (Direção de Segurança do Território, a polícia política marroquina), que tem um passado pesado em matéria de sequestros e torturas.

Além disso, Abdellatif Hammouchi, o chefe da DST, que mudou as siglas do seu departamento para DGST (Direção Geral da segurança do Território), para tentar limpar o seu passado sulfuroso, é procurado em vários casos de sequestro e tortura contra cidadãos franco-marroquinos, entre os quais o ex-campeão mundial de boxe tailandês, Zakaria Moumni.

No início do ano, ele teve que fugir da residência do embaixador de Marrocos em Neuilly, após a apresentação da polícia judiciária de Paris se apresentar no domicílio dando-lhe uma ordem para apresentar declarações emitida por um juiz francês.

Com esta enésima ação em tribunal, o Presidente da República francesa terá uma grande crise de nervos. Está face a um dilema. Ou ele intervém junto do sistema judicial (que tem as atilhos necessários para bloquear uma pasta ou o afogar no âmbito dos procedimentos), como o fizeram muitas vezes os antecessores do Presidente da República, e é um escândalo de Estado, já que François Hollande prometeu não intervir nos assuntos de justiça; Ou ele deixa a justiça fazer o seu trabalho e Abdellatif Hammouchi acabará por, tarde ou cedo, decidir ir a Paris prestar declarações. Algo que ele considera, e o Palácio com ele, como uma grande humilhação.


Um assunto a seguir…

Fonte: Demain - orgão da imprensa marroquina independente

Sem comentários:

Enviar um comentário