terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Wikileaks Mahkzen (V): graves segredos do regime marroquino postos a descoberto

 
Gustavo de Arístegui, diplomata e político espanhol do PP, atual embaixador de
Espanha na Índia, e a sua esposa, 
Nadia Jalfi, agente dos serviços secretos marroquinos

Artigo do prof. Carlos Ruiz Miguel, Catedrático de Direito Constitucional na Universidade de Santiago de Compostela, autor de inúmeros livros e artigos em revistas espanholas e estrangeiras sobre matérias relacionadas com o Direito Público e Relações Internacionais e, justamente, considerado um perito na questão do Sahara Ocidental

O misterioso "Chris Coleman" publicou documentos sobre as atividades do serviço secreto marroquino em Espanha e Itália. A 19 de janeiro "Coleman" tornou público um pacote de 149 correios eletrónicos (com os seus correspondentes anexos) cuja protagonista é, nada mais, nada menos, que a atual esposa do Embaixador de Espanha na Índia que, na época dos mesmos, era noiva/esposa dessa pessoa quando era porta-voz do grupo Popular na Comissão de Negócios Estrangeiros do Congresso dos Deputados. Passados oito dias, parece que o assunto não mereceu a atenção dos jornalistas espanhóis, incluindo os que, nalgum momento, escreveram sobre "Coleman". E no entanto, o assunto é de suma importância, pelo que me permito, oito dias depois, escrever sobre o tema. Que o leitor julgue por si mesmo se o tema é de interesse @Desdelatlantico.


I. QUEM É QUEM NOS EMAILS FILTRADOS POR CHRIS COLEMAN: DRAMATIS PERSONAE

Para entender a gravidade dos documentos revelados por "Chris Coleman" na sua conta de twitter, pouco antes de ser suspensa, convém esclarecer quem é quem na história destes novos documentos.

DGED: Direção Geral de "Estudos" e de "Documentação", o serviço de espionagem exterior do Reino de Marrocos.

Yasín El Mansuri: diretor da DGED.

Murad El Gul ("Mourad el Ghoul" na língua francesa): chefe de gabinete do diretor do serviço de espionagem exterior do Reino de Marrocos (a DGED). Seus principais contactos, pelo revelado até agora, são Ahmed Charai e Nadia Jalfi.

Ahmed Charai: jornalista marroquino e "empresário" que tratava de influenciar nos media franceses e norte-americanos por conta da DGED.

Richard Miniter: "jornalista" norte-americano que recebia favores do regime marroquino a quem apoiava nos seus artigos. O contacto de Miniter era Charai.

Nadia Jalfi: agente da DGED noiva e atual esposa de Arístegui.

Gustavo de Arístegui: diplomata e político espanhol, atual embaixador do Reino de Espanha na Índia e porta-voz do Grupo Popular na Comissão de Negócios Estrangeiros do Congresso dos Deputados nas datas referidas nos emails filtrados por "Coleman" (2008-2011).


II. AS GRAVÍSSIMAS REVELAÇÕES SOBRE NADIA JALFI NOS DOCUMENTOS FILTRADOS POR "COLEMAN"

Até agora, o protagonista número 1 dos "papéis de Coleman" era Murad el Gul (Mourad el Ghoul). Pode-se afirmar que o protagonista número 2 desses "papéis", até agora, era Ahmed Charai. Sobre o papel de Charai, versaram os primeiros documentos filtrados por Coleman e que foram objeto de análise neste blog no primeiro texto dedicado ao tema, publicado a 10 de outubro de 2013. Esse artigo,volto a repetir, foi a primeira  análisepublicada a nível mundial sobre os "papéis de Coleman": os "wikileaks do Mahkzen".

No dia 19 de janeiro, "Chris Coleman" publicou um twitte  com um link aos documentos sobre Nadia Jalfi. Esse link foi censurado por Marrocos. No dia seguinte, 20 de janeiro, Coleman volta a publicar outro twitte com um novo enlace que continua ativo, neste momento, embora o Twitter tenha suspenso a conta de "Coleman" pois o referido enlace está alojado noutra página web. Até ao momento, ninguém negou a autenticidade destes documentos. Entre os que defenderam com veemência a autenticidade destes documentos está o jornalista espanhol Ignacio Cembrero que afirmoutextualmente:

"Estamos absolutamente seguros da autenticidade dos telegramas diplomáticos: não houve desmentidos por parte das autoridades marroquinas que nem sequer disseram que os telegramas teriam sido manipulados (…) Em relação aos outros documentos, tenho igualmente tendência a crer que eles são autênticos"

O referido link contem 149 email trocados entre Nadia Jalfi e Murad el Gul com os seus correspondentes anexos. A relação de Jalfi com Gul é fluida e, inclusive, em vários emails de 2 e 24 de junho de 2008 sugere-se que pode ter havido algo mais por uma ou pelas duas partes.

O exame destes email revela que Jalfi:
1) não só tem um papel "passivo" (é solicitada pela DGED a transmitir mensagens do serviço secreto marroquino à opinião pública de países como a Espanha)
2) mas que também tem um papel "ativo" (organiza viagens ao Sahara ocupado a determinados jornalistas, toma iniciativas para transmitir a mensagem “adequada”, gere visitas a Marrocos ou ao Sahara Ocidental ocupado e realiza relatórios que envia ao serviço secreto).

1) Nadia Jalfi encarregada pela DGED da "mediatização" das mensagens do serviço secreto marroquino.
Um email enviado por Gul a Jalfi a 3 de março de 2011 desfaz as dúvidas quanto aos objetivos. Nesse email Gul envia a Jalfi certos documentos para que assegure a “mediatização desta documentação junto dos seus contactos jornalísticos e mediáticos.”.
Não é o único email em que Murad El Gul, o chefe de gabinete de Yassín Mansuri (o diretor da espionagem exterior marroquina, a DGED), se dirige a Nadia Jalfi para lhe solicitar a “mediatização” de mensagens que a DGED quer fazer chegar à opinião pública de distintos países do máximo interesse para o regime alauita. Vários desses emails (18-12-10, 4-01-11 ) versam sobre a mediatização de suspeitas "informações " sobre a suposta “implicação” da Frente Polisario nas atividades da chamada AQMI (a Al Qaida do Magrebe Islâmico). É necessário recordar que esta acusação foi oficialmente desmentida pelo coordenador de Anti-Terrorismo do Departamento de Estado dos EUA, Daniel Benjamin, de forma oficial e pública, a 17 de novembro de 2010 negando que a Frente Polisario tivesse qualquer implicação nasatividades terroristas na região do Sahara Ocidental e do Sahel.

Entre os 149 emails chama particularmente a atenção um de 9 de março de 2011. E chama a atenção porque Gul faz chegar num ficheiro anexado a versão em espanhol do discurso que Mohamed VI pronunciou nesse mesmo dia, após as manifestações da oposição iniciadas a 20 de fevereiro de 2011. É óbvio que Gul envia o discurso em ESPANHOL não para que os destinatários o conheçam, pois é óbvio que já o conheciam e, na verdade, eles se comunicam em francês... logo, se fosse um email SÓ para que os seus destinatários o conhecessem enviaria a versão francesa do discurso... Mas o mais chamativo é que o email de Gul com a versão espanhola do discurso de Mohamed VI se dirige a Jalfi... e a Said Ida Hassan. E quem é Said Ida Hassan? Pois é um personagem  que aparece una segunda análise publicadaneste blog sobre os wikileaks do Mahkzen... onde recordei que

A sentença da Audiência Provincial de Madrid de 21 de janeiro de 2008, certificava as relações entre a MAP [Agência noticiosa marroquina] (em que trabalhava Said Ida Hassan, que é uma das partes do caso que envolve esta sentença) e o serviço secreto exterior do Mahkzen (a DGED).

Aliás, uma sentença do Juízo No. 4 de Almeria, confirmada pela Audiência Provincial de Almería, condenou Said Ida Hassan e a MAP por violar a honra do jornalista independente marroquino Ali Lmrabet.


2) Nadia Jalfi organizadora de viagens de propaganda ao Sahara Ocidental ocupado
Nadia Jalfi está longe de ser, segundo os emails, uma mera “transmissora” das instruções da DGED pois, segundo os documentos, organizou viagens ao Sahara ocupado a determinados jornalistas.

Num email de 11 de junho de 2008, dirigido a Gul, Jalfi, fala do programa que preparou para dois jornalistas italianos, Alberto Negri e Laura Maragnani, para que visitem o Sahara Ocidental ocupado entrevistando-se com elementos favoráveis à ocupação.
Algo parecido ocorreu com outro artigo publicado a 30-07-08 no "Il Resto del Carlino" por Guido Bandera.

Em vários emails (6-10-08, 13-10-08, 15-10-08, 16-10-08, 27-10-08, 24-11-08, 17-12-08 e 18-12-08) trocados com o jornalista italiano Rodolfo Casadei (que ela sempre reenvia a Gul). Após a viagem organizada por Jalfi este jornalista publicou a 27 de novembro de 2008 na publicação "Tempi" um artigo cheio de inexatidões que, obviamente, lhe foram transmitidas pelas pessoas com quem Jalfi organizou o "programa". As palavras de Jalfi a Casadei são:

Sugiro que se viaje a Marrocos entre 04 e 09 de novembro de 2008. Isso permitirá que esteja presentes no meu país e, mais particularmente, em Laayoune, capital das nossas províncias do Sul, durante as celebrações comemorativas da Marcha Verde a 06 de novembro.

Dos emails deduz-se que o trabalho de captação em Itália contou con a valiosa colaboração de Manuela Indraccolo e de Giorgia Rossi, da agência de lobby “RETI Media Affairs” (www.retionline.it) embora seja provável que estas duas pessoas desconhecessem a ligação de Jalfi à DGED. Com efeito, elas só escrevem a Jalfi e é Jalfi quem reenvia os seus emails a Gul, mas elas nunca têm relação direta com Gul e provavelmente desconhecem que o seu trabalho é conhecido e avaliado pela DGED (assim se depreende do relato de Gul a Jalfi de 25-07-08).

Os objetivos destas viagens organizadas por Jalfi ficam totalmente claros no email de 28 de fevereiro de 2008 a propósito do pedido do jornalista Bénédicte Delfaut da TF1 para fazer uma reportagem sobre o terrorismo em Marrocos. Nele Jalfi diz a Gul:

“A natureza do projeto e do seu autor, permite-nos avançar que será possível controlar a operação do princípio ao fim e simultaneamente transmitir a mensagem adequada.
Cordialmente"

3) Nadia Jalfi sugere nomes à DGED
Nadia Jalfi também intervem para solicitar ao serviço secreto o convite a indivíduos de França, Itália ou Reino Unido para eventos como o “Troféu Hassán II de golf”, a taça “Lalla Meryem” de golf ou o “Festival Internacional de Cinema de Marraquexe”. Igualmente se dirige a Gul anexando-lhe os bilhetes de avião que compra para diversas pessoas que voam de Espanha, França, Estados Unidos… Assim se depreende de numerosos emails (19-11-09,04-12-09, 12-2-10).


III. E ISTO NÃO É TUDO....


Não sei se da leitura do acima descrito o leitor considerará que este é um tema de interesse para a opinião pública. Mas se houvesse alguma dúvida a esse respeito, acrescentaremos mais informação num próximo artigo, se Deus quiser.


ARTÍGOS DESTA SÉRIE






Sem comentários:

Enviar um comentário