quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Conferência de Berlim: Partilha de África decidiu-se há 130 anos




Há 130 anos, em 1885, terminava na Alemanha um encontro de líderes europeus que ficou conhecido como Conferência de Berlim. O objetivo era dividir África e definir arbitrariamente fronteiras, que existem até hoje.

Todos os territórios estão hoje livres do colonialismo no Continente Africano? Não. O Sahara Ocidental, ex-possessão ultramarina espanhola do Norte de África — que Espanha abandonou a troco de compensações económicas em 1976 — é a última colónia de África, com grande parte do seu território ocupado por Marrocos.


Berlim, 1885

Tinha cinco metros o mapa que dominou o encontro em Berlim, que teve lugar na Chancelaria do Reich. Mostrava o continente africano, com rios, lagos, nomes de alguns locais e muitas manchas brancas.

Quando a Conferência de Berlim chegou ao fim, a 26 de fevereiro de 1885, depois de mais de três meses de discussões, ainda havia grandes extensões de África onde nenhum europeu tinha posto os pés.

Representantes de 13 países da Europa, dos Estados Unidos da América e do Império Otomano deslocaram-se a Berlim a convite do chanceler alemão Otto von Bismarck para dividirem África entre si, "em conformidade com o direito internacional". Os africanos não foram convidados para a reunião.

À excepção da Etiópia e da Libéria, todos os Estados que hoje compõem África foram divididos entre as potências coloniais poucos anos após o encontro.


Fonte : Deutsche Welle (em Português) e outros

Sem comentários:

Enviar um comentário