segunda-feira, 2 de março de 2015

As mulheres saharauis em defesa dos direitos humanos na Vigésima Oitava Sessão do Conselho de DDHH das Nações Unidas — Suíça



 Uma delegação da sociedade civil do Sahara Ocidental participa na Vigésima Oitava Sessão do Conselho de DDHH da ONU, na Suíça. A delegação é composta, por um lado, pela delegada saharaui em Genebra, Maima Mahmud, e por ativistas lideradas por El Galia Djimi, vice-presidente da Associação Saharaui de Vítimas de Violações Graves de Direitos Humanos cometidas pelo Estado marroquino (ASVDH).  


A 28.ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos em Genebra será marcada pelos testemunhos de mulheres procedentes dos territórios do Sahara Ocupado que relatarão as suas vivências numa situação semelhante ao estado de sítio. Diariamente reclamam os seus direitos básicos nas ruas das cidades ocupadas enquanto o governo alauita reprime toda e qualquer ação reivindicativa e comete violações dos Direitos Humanos. 

Uma parte da população vive nos acampamentos de refugiados e separados da outra por um muro minado de mais de 2700 km. As ativistas saharauis darão a conhecer como é o dia a dia nos territórios ocupados do Sahara Ocidental ocupado. El Ghalia Djimi é uma ex-presa política que sofreu o desaparecimento forçado durante vários anos.



Fonte: União Nacional de Mulheres Saharauis

Sem comentários:

Enviar um comentário